Influência da chuva nas poropressões e estabilidade dos taludes rodoviários de um trecho da BR 376 na Serra do Mar paranaense
Resumo
Resumo: Desastres relacionados a movimentos de terra e deflagrados por chuvas intensas têm causado significativas perdas humanas e materiais em várias partes do globo. A Serra do Mar é uma formação composta por relevo montanhoso de geologia complexa, e constitui uma região naturalmente instável do sudeste brasileiro. Visto que essa formação está localizada em uma área densamente povoada e de grande importância econômica, tal instabilidade geológica é frequentemente agravada pela implantação de obras de infraestrutura, a exemplo de rodovias que modificam a estrutura original do terreno. Considerando o papel da chuva na desestabilização desta região, um talude rodoviário localizado na BR 376 foi adotado como plataforma experimental para a avaliação da influência da chuva nos padrões de poropressão em um trecho da Serra do Mar paranaense. Investigações geotécnicas complementares baseadas em ensaios de campo e laboratório foram conduzidas, de modo a aprimorar o entendimento das características geológico-geotécnicas das encostas que compõem a região de estudo. A partir de dados históricos de chuva e movimentos de terra, uma faixa pluviométrica crítica para a deflagração de escorregamentos foi proposta com o objetivo de investigar a relação entre a chuva e os escorregamentos na região. Análises de fluxo transiente e de estabilidade pelo método do equilíbrio limite demonstraram que a infiltração da chuva contribui para redução da sucção e consequentemente do fator de segurança do talude estudado. Abstract: Disasters associated with landslides and mainly triggered by high levels of rainfall have caused significant material and human losses in various regions around the world. The Serra do Mar is a long system of mountain chains in southeastern Brazil, characterized by slopes and high summits that exhibit complex and naturally unstable geological structures. Since this mountain range is located in a densely populated area with great economical importance, slope instability is frequently aggravated by land development such as road construction that modifies the original soil conditions. Considering the influence of rainfall in the geological stability of this region, a highway located on a slope of the BR376 interstate road was established as an experimental site to evaluate the impact of rainfall on pore water pressure patterns in a section of Serra do Mar, within Paraná state. Additional geotechnical analysis based on field and laboratory assays were performed to improve the understanding of the geological properties of the escarpments in this range. Based on historical data from rainfall and earth movements, a land strip with critical levels of rainfall was established, and used as basis to investigate the relationship between rainfall and landslips. Analyses of transient flow behavior and slope stability by the limit equilibrium method demonstrated that rain infiltration contributed to reduced suction, as well as the safety factor in the studied slope.
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