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dc.contributor.advisorSilvestrin, Celsi Brönstruppt_BR
dc.contributor.authorJuski, Juliane do Rociopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2018-03-14T16:52:25Z
dc.date.available2018-03-14T16:52:25Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/40244
dc.descriptionNo termo de aprovação consta como título: Um estudo sobre o papel da comunicação para a sustentabilidade no contexto da organizações: ação integrada, grupo Boticário e Volvo do Brasilpt_BR
dc.descriptionOrientadora: Profª Celsi Brönstrup Silvestrinpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 27/03/2015pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 116-119pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Comunicação e sociedadept_BR
dc.description.abstractResumo: A degradação sobre os limites naturais anunciados e presenciados diariamente provocaram uma mudança profunda no pensamento da relação homem-natureza. Essa preocupação da sociedade com problemas ligados à sustentabilidade socioambiental se acentuou nas últimas décadas, ganhando aderência, também, no campo da comunicação. Assim, interessa investigar a comunicação relacionada a questões da sustentabilidade, constituindo o tema central desta dissertação. Para tanto, buscou-se aprofundar aspectos teóricos e conceituais sobre sustentabilidade e comunicação, explorando, em especial, a aproximação e articulação dos estudos de comunicação organizacional, na perspectiva da Escola de Montreal, e de comunicação ambiental. Para observar essas relações na prática, optou-se por analisar uma agência de comunicação paranaense especializada em comunicação interna e com atuação no mercado nacional, e dois de seus clientes, organizações de destaque na área da sustentabilidade, sendo elas Volvo do Brasil e Grupo Boticário. Portanto, as três organizações integram o objeto empírico desta pesquisa. Desse modo, a hermenêutica de profundidade (HP) de Thompson (1995) foi o referencial metodológico adotado para realizar a análise do corpus coletado, e as técnicas utilizadas para essa coleta de dados foram entrevistas em profundidade e documentação. Desenvolveu-se, assim, as três etapas de análise propostas por Thompson: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva utilizando a técnica de análise de conteúdo segundo Bardin (2011), e interpretação/reinterpretação. Verificou-se após a análise dos dados que as organizações pesquisadas estão desenvolvendo esforços para atingir valores relativos à sustentabilidade socioambiental, por meio de suas práticas e formas de atuação. Elas possuem consciência de que suas ações afetam a realidade, refletindo diretamente no engajamento de seus stakeholders para praticar uma perspectiva sustentável em suas ações cotidianas. Palavras-chave: Comunicação; Sustentabilidade; Comunicação organizacional; Comunicação ambiental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The degradation of the natural limits announced and witnessed daily caused a profound change in the thinking of man-nature relationship. This concern of society with problems related to environmental sustainability has widened in recent decades, gaining grip also in the field of communication. So, interests to investigate the communication related to issues of sustainability, and is the focus of this dissertation. Therefore, sought to expand theoretical and conceptual aspects of sustainability and communication, exploring in particular the approach and articulation of organizational communication studies with a view of the Montreal School, and environmental communication. To observe these relationships in practice, we chose to analyze a communications paranaense agency specializing in internal communications with operations in the whole domestic market, and two of his clients, prominent organizations in the area of sustainability, as follows Volvo do Brasil and Grupo Boticário. Therefore, the three organizations are part of the empirical object of this research. Thus, the depth of hermeneutics (HP) Thompson (1995) was the reference methodology adopted to realize the analysis of the collected corpus, and the techniques used for this data collection were interviews and documentation. Developed, so, the three-step analysis proposed by Thompson: socio-historical analysis, formal or discursive analysis using content analysis technique second Bardin (2011), and interpretation / reinterpretation. It was found after analysis of data that the surveyed organizations are making efforts to achieve values relating the environmental sustainability, through its practices and forms of action. They have realized that their actions affect the reality, reflecting directly in engaging its stakeholders to practice a sustainable perspective in their everyday actions. Keywords: Communication; Sustainability; Organizational communication; Environmental communication.pt_BR
dc.format.extent142 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectComunicação e meio ambientept_BR
dc.subjectComunicação organizacionalpt_BR
dc.subjectSustentabilidade ambiental - Brasilpt_BR
dc.titleUm estudo sobre o papel da comunicação para a sustentabilidade no contexto organizacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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