Influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares na cárie dentária de pré-escolares
Abstract
Resumo: A literatura científica tem demonstrado a associação entre o baixo alfabetismo em saúde bucal e a negligência nos cuidados bucais, o péssimo estado de saúde bucal e o uso esporádico dos serviços de saúde. O objetivo deste estudo foi investigar a influência do alfabetismo em saúde bucal de cuidadores familiares e a cárie dentária de pré-escolares. Foi realizado um estudo transversal com base populacional (n=415) representativo de pré-escolares de 4 a 5 anos de idade da Rede Municipal de Educação da Cidade de Curitiba, PR, Brasil. As crianças foram aleatoriamente selecionadas e três examinadores previamente treinados e calibrados (Kappa >0,8) realizaram exames clínicos para placa dental (índice de placa visível), cárie dentária (ceo-d) e suas consequências clínicas (pufa). Além disso, foram coletadas informações sobre dados sócio-econômicos, demográficas e de acesso a saúde e obtido o escore de alfabetismo em saúde bucal dos cuidadores familiares através da aplicação da versão brasileira do Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30). Foi realizada análise descritiva e de regressão de Poisson univariada para verificar possíveis associações entre cárie não tratada e demais covariáveis. O escore do BREALD-30 foi dicotomizado, através de referencial teórico, no último quintil, em alto e baixo alfabetismo em saúde bucal, tendo como ponto de corte o escore 19. As variáveis com p < 0,20 nas análises univariadas foram selecionadas para a construção do modelo múltiplo de regressão de Poisson com variância robusta, sendo mantidas no modelo final aquelas que permitiram um melhor ajuste do mesmo e que se mantiveram significantes (p < 0,05) no conjunto de variáveis. Do total de pré-escolares 42,9% (n=178) apresentaram pelo menos um dente com lesão de cárie não tratada. Entre os cuidadores, 21,4% (n=89) apresentaram baixo alfabetismo em saúde bucal. O escore médio do BREALD-30 foi de 22,8 (DP=5,1), com mínimo de 0 e máximo de 30. No modelo múltiplo as variáveis alfabetismo em saúde bucal, placa visível e escovação dental infantil apresentaram associação estatisticamente significante com cárie dentária não tratada (p < 0,05). Conclui-se que pré-escolares com cuidadores familiares com menor alfabetismo em saúde bucal apresentaram maior prevalência de lesões de cárie não tratada. Palavras-chave: Cárie dentária. Alfabetização em saúde. Saúde bucal. Pré-escolar. Abstract: The scientific literature has demonstrated an association between a low degree of parental literacy in poor oral and both poorer oral health status and the sporadic use of dental services. The aim of the present study was to investigate the influence of literacy in oral health on the part of caregivers on dental caries in preschool children. A representative, population-based cross-sectional study was conducted with preschool children aged four to five years (n=415) in the municipal education system of the city of Curitiba, Brazil. The children were randomly selected and examined by three dentists who had undergone training and calibration exercise (Kappa > 0.80) for the determination of dental plaque (visible plaque index), dental caries (dmft index) and the clinical consequences of caries (pufa). Data were also collected on socioeconomic/demographic characteristics and access to health care. Parental literacy in oral health was determined using the Brazilian version of the Rapid Estimate of Adult Literacy in Dentistry (BREALD-30). Descriptive statistics was performed and univariate Poisson regression analysis was used to determine associations between untreated dental caries and the other variables. Based on a theoretical reference, the BREALD-30 score was dichotomized as low or high degree of literacy in oral health, with 19 set as the cutoff point. Variables with a p-value <0.20 in the univariate analysis were selected for the multiple Poisson regression model with robust variance and those that allowed the best fit and had a p-value <0.05 remained in the final model. A total of 42.9% (n=178) of the preschool children had at least one tooth with untreated caries. Among the parents/caregivers, 21.4% (n=89) exhibited a low degree of literacy in oral health. The mean BREALD-30 score was 22.82 ± 5.08 (range: 0 to 30). In the multivariate model, literacy in oral health, visible plaque and tooth brushing were significantly associated with untreated dental caries (p < 0.05). In conclusion, preschool children of parents/caregivers with a low degree of literacy in oral health had a greater prevalence rate of untreated dental caries. Keywords: Dental caries. Literacy in health. Oral health. Preschool child.
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