Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 12
Estudantes com altas habilidades/superdotação na universidade : análise de itinerários pedagógicos
(2019)
Resumo: Este estudo investiga como as necessidades educacionais dos(as) estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) são identificadas e atendidas durante a trajetória educacional, da educação básica ao ensino ...
O estado do conhecimento sobre deficiências múltiplas no conjunto de publicações brasileiras no período entre 2000 e 2012
(2014)
Resumo: O presente estudo analisa o estado do conhecimento sobre Deficiências Múltiplas no conjunto de publicações brasileiras no período entre 2000 e 2012, por meio da leitura na íntegra de teses, dissertações e artigos ...
Avaliação de intensidade de apoio de comportamentos adaptativos e elaboração de plano centrado no aluno com desenvolvimento atípico
(2019)
Resumo: Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade na educação é promover a aprendizagem e o desenvolvimento global de todos os alunos, sendo cada um com suas características próprias: habilidades, ...
Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
(2019)
Resumo: Estudantes com altas habilidades/superdotação vivenciam um modo diferenciado de aprender e de se desenvolver. Esse modo difere daquele dos demais estudantes por estarem à frente do seu tempo em comparação aos padrões ...
O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Rio Branco/Acre
(2016)
Resumo: Este trabalho aborda o processo de implantação da política de atendimento educacional especializado que acontece nas Salas de Recursos Multifuncionais, nas escolas municipais de Rio Branco/Acre. A escolha dessa ...
O ambiente virtual de aprendizagem na educação especial : um estudo sobre formação continuada docente na área do transtorno do espectro autista
(2018)
Resumo: A presente pesquisa, realizada com treze docentes do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Transtorno Global do Desenvolvimento do Município de Araucária - Paraná, tem como objetivo apresentar ...
Adaptação do programa de qualidade na interação familiar para famílias com filhos com transtorno de espectro autista
(2019)
Resumo: Com a confirmação do diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças, é comum que haja uma reestruturação familiar para atender às exigências desse novo momento do ciclo vital. Entre as novas demandas, ...
Política de educação especial e o atendimento educacional especializado : uma análise no Município de Araucária
(2015)
Resumo: Este estudo trata das políticas de Educação Especial na efetivação do Atendimento Educacional Especializado (AEE), na área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) ofertado pela Rede Municipal de Ensino de ...
Clima escolar autoritativo e seus impactos na vitimização entre pares em estudantes com deficiência intelectual
(2018)
Resumo: A educação de pessoas com deficiência intelectual passou por diversas transformações no Brasil e no mundo; da exclusão total do sistema de ensino ao conceito de inclusão. Em contextos escolares estudantes com ...
Altas habilidades/superdotação, intervenção psicopedagógica e aceleração de estudos : um estudo de caso
(2013)
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar como a intervenção psicopedagógica pode contribuir positivamente no desenvolvimento do aluno com altas habilidades/superdotação submetido a aceleração escolar. O ...