Buscar
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
O uso de geotecnologias na educação geográfica escolar à luz do pensamento complexo
(2021)
Resumo: Esta pesquisa versa sobre a utilização de geotecnologias, como SIG e Sensoriamento remoto, na prática de professores atuando (na maior parte) nas séries finais do ensino fundamental (EF), também incluindo professores ...
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)
Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ...
Saber fazer docente de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular
(2021)
Resumo: Frente às mudanças, advindas com a homologação do documento da Base Nacional Comum Curricular, o qual define, em caráter normativo, o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais aos educandos ao ...
Formação de professoras e professores para prevenção do suicídio : uma estética possível de educação híbrida
(2021)
Resumo: Esta tese constitui uma resposta às provocações de docentes e integrantes de escolas que buscaram a UFPR para formação continuada, após casos de tentativas e consumação do suicídio de estudantes. Resulta da estreita ...
A relação entre competências digitais e docência : uma revisão sistemática
(2021)
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação buscou responder a seguinte pergunta: O que as pesquisas nacionais e internacionais apontam sobre as competências digitais e docência, no período de 2010 a 2020? Foi definido ...