Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 19
Estudantes com altas habilidades/superdotação na universidade : análise de itinerários pedagógicos
(2019)
Resumo: Este estudo investiga como as necessidades educacionais dos(as) estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD) são identificadas e atendidas durante a trajetória educacional, da educação básica ao ensino ...
O estado do conhecimento sobre deficiências múltiplas no conjunto de publicações brasileiras no período entre 2000 e 2012
(2014)
Resumo: O presente estudo analisa o estado do conhecimento sobre Deficiências Múltiplas no conjunto de publicações brasileiras no período entre 2000 e 2012, por meio da leitura na íntegra de teses, dissertações e artigos ...
Implementação do PECS para uma criança com autismo e seus parceiros de comunicação na educação infantil
(2020)
Resumo: Uma das características mais marcantes e desafiadoras do Transtorno do Espectro Autista se refere aos deficits na comunicação. Intervenções baseadas no Picture Exchange Communication System (PECS) - no Brasil, ...
Avaliação de intensidade de apoio de comportamentos adaptativos e elaboração de plano centrado no aluno com desenvolvimento atípico
(2019)
Resumo: Um dos grandes desafios relacionados à garantia da qualidade na educação é promover a aprendizagem e o desenvolvimento global de todos os alunos, sendo cada um com suas características próprias: habilidades, ...
Estudantes com altas habilidades/superdotação : uma proposta de intervenção a partir de conflitos sociopedagógicos
(2019)
Resumo: Estudantes com altas habilidades/superdotação vivenciam um modo diferenciado de aprender e de se desenvolver. Esse modo difere daquele dos demais estudantes por estarem à frente do seu tempo em comparação aos padrões ...
Desenho universal para a aprendizagem aplicado a alunos público-alvo da educação especial no ensino fundamental
(2020)
Resumo: O Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) é considerado, uma ferramenta instrucional utilizada para minimizar as barreiras do processo de ensino-aprendizagem dentro das salas de aula regulares, bem como se ...
Representação social sobre educação especial /inclusiva de alunos de licenciatura em química da Universidade Federal do Paraná
(2020)
Resumo: O presente estudo teve por objetivo identificar e analisar a representação social sobre Educação Especial/Educação Inclusiva (EE/EI) de estudantes de licenciatura em Química da Universidade Federal do Paraná. Para ...
Formação continuada de professores no processo de transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual
(2020)
Resumo: O aprendizado de comportamentos adaptativos possibilita ao jovem com deficiência intelectual uma maior independência, aumento da qualidade de vida e preparação para a participação e inserção social. Esta pesquisa ...
O atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais nas escolas municipais de Rio Branco/Acre
(2016)
Resumo: Este trabalho aborda o processo de implantação da política de atendimento educacional especializado que acontece nas Salas de Recursos Multifuncionais, nas escolas municipais de Rio Branco/Acre. A escolha dessa ...
O ambiente virtual de aprendizagem na educação especial : um estudo sobre formação continuada docente na área do transtorno do espectro autista
(2018)
Resumo: A presente pesquisa, realizada com treze docentes do Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado de Transtorno Global do Desenvolvimento do Município de Araucária - Paraná, tem como objetivo apresentar ...