Buscar
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
Visibilidade e disputa eleitoral : a formação da imagem de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no horário gratuito de propaganda eleitoral em 2010
(2013)
Resumo: O objetivo desse trabalho é observar como se processa a formação da imagem dos candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) por meio da análise de conteúdo dos Horários Gratuitos de Propaganda Eleitoral (HGPE) ...
O Brasil precisa de limite de mandatos legislativos? : reforma política baseada em evidências
(2020)
Resumo: O objetivo desta tese é discutir a proposta de limitação do número de mandatos legislativos que um indivíduo pode exercer. Para isso, articula uma inédita revisão da literatura sobre o tema e dados das eleições ...
Sociedade da (des)informação : análise da jurisprudência e das decisões do TSE sobre fake news nas eleições de 2018 e de 2020
(2022)
Resumo: Introdução: As "fake news" sempre estiveram presentes em processos eleitorais, no entanto, o que tem se agravado nos últimos pleitos é a utilização das redes sociais e de aplicativos de mensagens instantâneas para ...
A construção do voto : análise do processo decisório nas eleições presidenciais de 2014
(2016)
Resumo: A qualidade das democracias representativas, instituídas principalmente após a terceira onda de democratização, é vinculada diretamente ao exercício do direito ao voto e ao quanto seu resultado representa sociedade ...
Redes de financiamento eleitoral em 2014 e 2018 : efeitos da proibição de doações empresariais
(2020)
Resumo: A presente tese analisa e discute a dinâmica de financiamento eleitoral no Brasil. Mais especificamente, o foco são as relações que se estabelecem, a partir das doações realizadas durante as campanhas, entre seus ...