dc.contributor.advisor | Sahr, Cicilian Luiza Löwen | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
dc.creator | Luz, Coaracy Eleutério da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-04-04T17:57:36Z | |
dc.date.available | 2024-04-04T17:57:36Z | |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/3937 | |
dc.description | Orientadora: Cicilian Luiza Löwen Sahr | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Defesa: Curitiba, 2006 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description | Área de concentraçao: Espaço, sociedade e ambiente | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Situado na regiao dos Campos Gerais/Mata de Araucária, o trecho entre Ponta Grossa e Uniao da Vitória registrou no início do século passado a construçao de um importante eixo férreo. Tendo como estratégias para sua implantaçao a conexao da porçao meridional do país aos principais pólos econômicos da época e r faixa litorânea, esta rede de infra-estrutura de comunicaçao consistiu em um fator favorável ao desenvolvimento mútuo das condiçoes socioeconômicas preexistentes e do movimento ferroviário regional, sobretudo, através do escoamento de erva-mate e madeira. Nessa contextura, o presente estudo se preocupa com a análise da ocorrencia da ferrovia na seçao abordada sob um enfoque nao determinista, ou seja, buscando demonstrar a relaçao entre o fato ferroviário e a regiao em que este se sucedeu. Para tanto, prioriza-se como corpo teórico central a discussao sobre a instalaçao e disposiçao espacial das redes técnicas, as diversas opinioes sobre o determinismo tecnológico e a formaçao de redes urbanas. Considerando que tais abordagens apresentam significativa relevância para o trato do objeto investigado nesta pesquisa, pretende-se articular suas idéias de base rs questoes empíricas da narrativa ferroviária na regiao, argumentando e proferindo explicaçoes sobre sua inter-relaçao com o espaço durante a sua fase inicial e na sua atual configuraçao espacial. Desse modo, acredita-se que durante todo o evento ferroviário na área estudada houve uma contribuiçao mútua entre regiao e ferrovia, sendo que a presença desta rede técnica se efetivou em funçao da existencia de vários fatores propícios para sua instalaçao e posterior desenvolvimento. | pt_BR |
dc.format.extent | xi, 169f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias - Desenvolvimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.title | Rede e região - desmistificação do determinismo tecnológico : o caso da linha férrea Ponta Grossa - União da Vitória nos Campos Gerais/Mata de Araucária (PR) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |