dc.contributor.advisor | Schmitz, Lisana Katia, 1969- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Geoprocessamento | pt_BR |
dc.creator | Damo, Miron Mattiazzo Benito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-05-22T12:47:01Z | |
dc.date.available | 2024-05-22T12:47:01Z | |
dc.date.issued | 2012 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/39096 | |
dc.description | Orientador: Profa. Ms.. Lisana Katia Schmitz | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Geoprocessamento. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como finalidade apontar uma estimativa de temperaturas futuras com a consolidação dos novos parâmetros de uso e ocupação da área da operação urbana consorciada Linha Verde. Em um primeiro momento é elaborado um referencial histórico urbano que demonstra o avanço da urbanização e do planejamento urbano no estado e em especial na cidade de Curitiba e Região Metropolitana. Também os principais instrumentos urbanísticos presentes no estatuto da cidade.É feita ainda uma caracterização da áreas em estudo e seus aspectos climáticos particulares. Foram adquiridos dados do Mapa Digital de Curitiba (IPPUC, 2007) referente as classes de feições de: altimetria, arruamento, equipamentos urbanos, infraestrutura, sistema viário, lotes, zoneamento, limite do município e bairros. Os dados foram transformados e utilizados com o uso do software *ArcGIS. Utilizando como base o mapa da Operação Urbana Consorciada foram digitalizadas as camadas do Limite da Operação Urbana da Linha Verde e das diferentes zonas de Uso e Ocupação da área. Posteriormente levando em consideração estudo realizado (SCHMITZ e MENDONÇA, 2011,), foi possível aplicar os valores das quadras medidas às quadras de zoneamento e parâmetros de uso e ocupação similares na Linha Verde, prevendo-se de modo geral qual será o comportamento das temperaturas e umidade nas áreas da Linha Verde uma vez que estejam consolidadas (total ou quase totalmente) as tipologias edificadas futuras. O resultado final apresentado pelo trabalho, traz portanto, um prognóstico de valores futuros de temperatura que deverão ocorrer nas áreas da Linha Verde em situações de Verão e Inverno. Considerando os dados das leituras realizadas, bem como as temperaturas máximas (no verão) e mínimas (no inverno) encontradas foram elaborados os mapas finais de zoneamento de temperatura segundo a zona de ocorrência. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de informação geográfica | pt_BR |
dc.subject | Zonas climaticas | pt_BR |
dc.subject | Urbanização | pt_BR |
dc.title | Estimativa de temperatura em situação de verão e inverno aplicada ao zoneamento da área da operação urbana consorciada na linha verde em Curitiba-PR | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |