A inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos pais
Resumo
Resumo: Esta pesquisa, baseada em pressupostos teóricos vindos da articulação
psicanálise e educação, seguiu um enfoque qualitativo e teve como objetivo
geral buscar conhecer as percepções e reflexões que pais de alunos com TGD
- autismo e psicose – têm ou fazem sobre a inclusão escolar de seus filhos. Os
objetivos específicos constituíram-se em: a. realizar estudos bibliográficos
sobre família, de modo amplo, b. realizar estudos específicos sobre os
construtos da teoria psicanalítica acerca das funções materna e paterna,
notadamente por tais funções estarem relacionadas à estruturação psíquica do
ser humano, entre elas o autismo e a psicose infantil e, c. buscar conhecer a
percepção que pais de alunos autistas e psicóticos têm do diagnóstico e do
processo de inclusão escolar e da correspondente escolarização de seu filho. A
metodologia adotou o procedimento de entrevista e contou com um roteiro
semiestruturado como instrumento para a coleta dos dados. Foram
entrevistados dezesseis pais ou responsáveis por tais alunos em escolas das
redes municipais de Curitiba e de uma cidade da região metropolitana, e, a
partir dos dados coletados, foram elaboradas as seguintes categorias e
respectivas subcategorias: Não Inclusão - papel do professor regente, papel do
professor PAEE, o papel da escola; Inclusão - papel do professor regente,
papel do professor PAEE, o papel da escola; Saber Especializado: o
tecnocientificismo - o tecnocientificismo e a escola, o tecnocientificismo e a
família; Os pais, as leis de inclusão e a ausência do Estado e O saber dos pais:
um saber que não se sabe saber. Feitas as análises, concluiu-se que os pais
percebem impasses na inclusão escolar dos alunos autistas e psicóticos,
embora alguns deles reconheçam que há encontros frutíferos entre os alunos e
seus professores, possibilitando a inclusão, principalmente quando são
respeitadas as particularidades dos alunos e quando é criado um vínculo de
confiança entre professor e aluno. Os dados também mostraram que os pais se
implicam com a escolarização de seus filhos, mas não encontram nos serviços
ofertados pelo Estado o suporte necessário para a inclusão escolar de seus
filhos.
Palavras-chave: Inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos; articulação
psicanálise e educação; pais de crianças autistas e psicóticas. Abstract: This research, based on the theoretical frame constituted by the articulation
psychoanalysis and education, followed a qualitative approach and the general
objective was to know the perceptions and reflections parents of students with
Global Developmental Disorder - autism and psychosis, have or make
concerning their children school inclusion. The specific objectives were: a. to
perform a general bibliographic study about family, to carry out specific studies
on the conceits of maternal e paternal functions as proposed by psychoanalysis
- mainly because such functions are related to psychic structure of the human
being, including autism and psychosis – and, c. to get to know what the parents
think of their children diagnostics of autism and psychosis, as well as the
process of school inclusion and corresponding school education for their
children. In the methodology it was adopted the procedure of interviewing the
parents based on a semi structured script. The interviews occurred with sixteen
parents in schools of Curitiba and of a city in the metropolitan region. From the
collected data emerged the following categories and subcategories: 1. Non
Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the role of the
school; 2. Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the
role of the school; 3. Specialized knowledge: the tecnocientificismo - the
tecnocientificismo and the school, the tecnocientificismo and the family; 4. The
parents, the laws of school inclusion and the absence of the State; 5. The
parents knowledge: a knowledge that is not known by them. After the analysis,
the conclusions are that parents perceive some impasses on school inclusion of
autistic and psychotic students, although some of them recognize that there are
fruitful encounters between students and their teachers, enabling the inclusion,
especially when the particularities of the students are respected and when it is
created a bond of trust between teacher and student. The data also showed
that parents are implicitly involved with their children's school inclusion, but do
not find in the services offered by the State the necessary support for the school
inclusion of their children.
Keywords: school inclusion of autistic and psychotic students; theoretical
articulation psychoanalysis and education; parents of autistic and psychotic
children.
Collections
- Teses & Dissertações [9330]