Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCotarelli, Caroline Messaspt_BR
dc.contributor.otherValente, Tamara da Silveira, 1953-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-06T18:09:33Z
dc.date.available2020-10-06T18:09:33Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/37001
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Tamara da Silveira Valentept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa, baseada em pressupostos teóricos vindos da articulação psicanálise e educação, seguiu um enfoque qualitativo e teve como objetivo geral buscar conhecer as percepções e reflexões que pais de alunos com TGD - autismo e psicose – têm ou fazem sobre a inclusão escolar de seus filhos. Os objetivos específicos constituíram-se em: a. realizar estudos bibliográficos sobre família, de modo amplo, b. realizar estudos específicos sobre os construtos da teoria psicanalítica acerca das funções materna e paterna, notadamente por tais funções estarem relacionadas à estruturação psíquica do ser humano, entre elas o autismo e a psicose infantil e, c. buscar conhecer a percepção que pais de alunos autistas e psicóticos têm do diagnóstico e do processo de inclusão escolar e da correspondente escolarização de seu filho. A metodologia adotou o procedimento de entrevista e contou com um roteiro semiestruturado como instrumento para a coleta dos dados. Foram entrevistados dezesseis pais ou responsáveis por tais alunos em escolas das redes municipais de Curitiba e de uma cidade da região metropolitana, e, a partir dos dados coletados, foram elaboradas as seguintes categorias e respectivas subcategorias: Não Inclusão - papel do professor regente, papel do professor PAEE, o papel da escola; Inclusão - papel do professor regente, papel do professor PAEE, o papel da escola; Saber Especializado: o tecnocientificismo - o tecnocientificismo e a escola, o tecnocientificismo e a família; Os pais, as leis de inclusão e a ausência do Estado e O saber dos pais: um saber que não se sabe saber. Feitas as análises, concluiu-se que os pais percebem impasses na inclusão escolar dos alunos autistas e psicóticos, embora alguns deles reconheçam que há encontros frutíferos entre os alunos e seus professores, possibilitando a inclusão, principalmente quando são respeitadas as particularidades dos alunos e quando é criado um vínculo de confiança entre professor e aluno. Os dados também mostraram que os pais se implicam com a escolarização de seus filhos, mas não encontram nos serviços ofertados pelo Estado o suporte necessário para a inclusão escolar de seus filhos. Palavras-chave: Inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos; articulação psicanálise e educação; pais de crianças autistas e psicóticas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, based on the theoretical frame constituted by the articulation psychoanalysis and education, followed a qualitative approach and the general objective was to know the perceptions and reflections parents of students with Global Developmental Disorder - autism and psychosis, have or make concerning their children school inclusion. The specific objectives were: a. to perform a general bibliographic study about family, to carry out specific studies on the conceits of maternal e paternal functions as proposed by psychoanalysis - mainly because such functions are related to psychic structure of the human being, including autism and psychosis – and, c. to get to know what the parents think of their children diagnostics of autism and psychosis, as well as the process of school inclusion and corresponding school education for their children. In the methodology it was adopted the procedure of interviewing the parents based on a semi structured script. The interviews occurred with sixteen parents in schools of Curitiba and of a city in the metropolitan region. From the collected data emerged the following categories and subcategories: 1. Non Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the role of the school; 2. Inclusion – the role of regent teacher, the role of teacher PAEE, the role of the school; 3. Specialized knowledge: the tecnocientificismo - the tecnocientificismo and the school, the tecnocientificismo and the family; 4. The parents, the laws of school inclusion and the absence of the State; 5. The parents knowledge: a knowledge that is not known by them. After the analysis, the conclusions are that parents perceive some impasses on school inclusion of autistic and psychotic students, although some of them recognize that there are fruitful encounters between students and their teachers, enabling the inclusion, especially when the particularities of the students are respected and when it is created a bond of trust between teacher and student. The data also showed that parents are implicitly involved with their children's school inclusion, but do not find in the services offered by the State the necessary support for the school inclusion of their children. Keywords: school inclusion of autistic and psychotic students; theoretical articulation psychoanalysis and education; parents of autistic and psychotic children.pt_BR
dc.format.extent131 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCrianças autistaspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPsicoses infantispt_BR
dc.subjectPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.titleA inclusão escolar de alunos autistas e psicóticos : a percepção dos paispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples