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dc.contributor.authorTellez, Ingrid Rodriguezpt_BR
dc.contributor.otherOliveira, Odisséia Boaventura dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-08-13T18:18:02Z
dc.date.available2018-08-13T18:18:02Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36891
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Odisséia Boaventura de Oliveirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A História da Ciência (HC) é fundamental para a Educação em Ciências, ao proporcionar um melhor entendimento da Natureza da Ciência e favorecendo a criticidade em relação à produção dos conhecimentos científicos. Em geral, os cursos de graduação trazem poucos subsídios para a discussão de questões referentes aos aspectos históricos e filosóficos da ciência, dificultando sua inserção no ensino. Assim, buscou-se, por meio de uma atividade formativa no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), possibilitar aos licenciandos uma aproximação com a abordagem histórica aliada às histórias em quadrinhos (HQs) no ensino de ciências, na tentativa de promover uma psicanálise do conhecimento, ou seja, um (re)pensar sobre os processos de construção da ciência. Para isso foram feitas leituras de textos, discussões sobre materiais didáticos produzidos e aulas ministradas, reelaboração de propostas de ensino etc. Logo, essa pesquisa desenvolveu-se considerando as leituras e os sentidos produzidos sobre a Ciência, a HC e seu ensino por acadêmicos do curso de Ciências Biológicas participantes do PIBID. Foram analisados questionários, produções de HQs e planos de aulas com enfoque histórico, visando apontar as contribuições, possibilidades e desafios da HC e das HQs para a formação de futuros professores. Essa investigação fundamentou-se em aspectos da obra de Gaston Bachelard e na Análise de Discurso de linha Francesa. Os discursos sobre a HC desses licenciandos e as imagens (re)produzidas sobre a ciência, tomadas por meio de um questionário e pela produção de uma HQ, após a leitura de um texto histórico, indicaram, por exemplo, a HC como forma de facilitar o ensino e produzir interesse no aluno; a ciência vista como uma construção humana e coletiva, em construção e com resultados provisórios. A inserção da abordagem histórica (no ensino fundamental e médio) foi analisada a partir de planos de aulas que utilizaram HQs com enfoque histórico. Notou-se que no ensino fundamental a HQ foi pouco utilizada para discutir aspectos históricos. No ensino médio foram utilizados um texto histórico e um cartum, indicando sentidos sobre as controvérsias presentes na comunidade científica. Em relação aos desafios, possibilidades e contribuições da perspectiva histórica e da produção de HQs, os aspectos limitantes foram: em relação à HC, as dificuldades metodológicas e falta de conhecimento na formação inicial; em relação a HQs, as dificuldades técnicas e o tempo mobilizado para o desenvolvimento das produções. Destaca-se a complexidade em se trabalhar com diferentes linguagens e a necessidade de um trabalho intenso com as HQs. Os sentidos produzidos no decorrer do projeto mostraram um avanço no imaginário dos participantes em relação à ciência e sua historicidade. Mas como a psicanálise do conhecimento não é completa ou definitiva, estando sempre em constante retificação, este projeto PIBID pode ser considerado um disparador desse processo. Palavras-chave: História da Ciência. Ensino de Ciências. Formação inicial. Psicanálise do Conhecimento Científico. Histórias em Quadrinhos. PIBID.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: History of Science is essential for Science Education, providing a better understanding about the Nature of Science and encouraging a critical thinking regarding the production of scientific knowledge. Overall, undergraduate courses provide little assistance for discussion of questions about historical and philosophical topics, hindering their inclusion in education. Thus, we attempt, through a formative activity within the Institutional Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID), to enable undergraduates, to get closer to a historical approach in combination with comics in science education, attempting to promote a psychoanalysis of knowledge, i.e., a (re)think of the construction processes of science. For that we used: texts reading, discussions about didactic materials produced and school classes analysis, re-elaboration of education proposals etc. Therefore, the development of this research considered the readings and the effects of senses produced by Biology students and PIBID's participants, about the Science, the History of Science and their teaching. For that, questionnaires, comics' productions and lesson plans with historical approach were analyzed, aiming to indicate contributions, possibilities and challenges about History of Science and comics for the teacher training. This investigation was based in topics about Gaston Bachelard's work and in the French Discourse Analysis. Discourses about History of Science of undergraduates and their (re)produced images about science, based on a questionnaire and comics, produced after reading a historical text, indicated, for example, History of Science as a way to make the teaching easier and make it more interesting to the students; science noticed as a human and collective construction, in construction and with temporary results. The insertion of the historical approach (in the elementary and high school) was analyzed from lesson plans that used comics with historical focus. It was noted that in elementary school comics were little used to discuss historical aspects. In high school a historical text and a cartoon were used, and they indicated meanings about controversies present in the scientific community. Regarding the challenges, possibilities and contributions of historical perspective and production of comics, the limiting aspects were: the methodological difficulties and lack of knowledge in basic training (about history of science); and technical difficulties and time mobilized to the development of productions (about comics' production). We emphasize the complexity of working with different languages and the need for intensive work with the comics. The meanings produced during the project showed an improvement in the imagination of the participants regarding science and its historicity. But as the psychoanalysis of knowledge is never complete or definitive, always being in constant rectification, this PIBID project can be considered a trigger of this process. Key-words: History of Science. Science Education. Initial training. Psychoanalysis of Objective Knowledge. Comics. PIBID.pt_BR
dc.format.extent187f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCiencia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCiência - Históriapt_BR
dc.subjectCiencia - Filosofiapt_BR
dc.subjectHistorias em quadrinhospt_BR
dc.subjectCiência - Conhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessores de ciencia - Formaçãopt_BR
dc.titleA abordagem histórica no ensino de ciências : um estudo discursivo com licenciandos do PIBIDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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