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dc.contributorSoares, Carlos Robertopt_BR
dc.contributorBoldrini, Eliane Beêpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Campus Pontal do Paraná - Centro de Estudos do Mar. Curso de Graduação em Oceanografiapt_BR
dc.creatorSousa, André Fabrício Ribeiro dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-12T18:57:14Z
dc.date.available2023-12-12T18:57:14Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36590
dc.descriptionOrientador: Carlos Roberto Soarespt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Eliane Bee Boldrinipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Centro de Estudos do Mar, Curso de Graduação em Oceanografia com Habilitação em Gestão Ambiental Costeirapt_BR
dc.description.abstractResumo : A maior cobrança da sociedade quanto à responsabilidade social empresarial, e a mudança na visão ambientalista, que passa a tratar o meio ambiente como bem comum, foram as principais responsáveis por grandes mudanças legislativas, governamentais e empresariais no Brasil, nos últimos anos. Com isso, as atividades portuárias, causadoras de grandes impactos ambientais e sociais, tiveram que se adequar a esta nova realidade. A implementação de Sistemas de Gestão Ambiental, mecanismos que visam minimizar, mitigar e evitar impactos ao meio ambiente, tornou-se uma das opções mais concretas e viáveis aos portos, terminais e operadores portuários que buscam se manter no mercado, evitar despesas com multas e outras taxações e ainda lucrar com o marketing positivo, fornecido por estes sistemas. O presente trabalho teve por objetivo a realização de um levantamento dos SGA’s implantados / ou em implantação na atividade portuária do Estado do Paraná, através de contatos, por meio digital, com todos os 49 operadores portuários registrados na Autoridade Portuária, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Além disto, através de visitas / entrevistas em 6 portos / terminais portuários (a saber: Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina; Cattalini Terminais Marítimos; Fospar S.A. Fertilizantes Fosfatados do Paraná; Terminal de Contêineres de Paranaguá; Terminais Portuários da Ponta do Félix S.A.; e União Vopak Armazéns Gerais Ltda) pretendeu-se avaliar a eficiência e abrangência destes sistemas e dos programas desenvolvidos, baseando-se em documentos apresentados por estas. Como resultados, pode-se afirmar, que a adoção de tais práticas ocorrem principalmente em grandes empresas do setor portuário. Este fato pode estar ligado a maior cobrança por parte do Estado e do mercado. Outro ponto importante, é que a existência de um SGA não evita a ocorrência de acidentes ou incidentes ambientais, mas provem, à empresa que adotou este, as melhores técnicas para lidar com tal evento. Além disto, como resultado individual, se apontou os pontos negativos, bem como os pontos positivos e avanços destes sistemas e de suas respectivas políticas ambientais nos portos / terminais portuários entrevistados.pt_BR
dc.format.extent121f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectGerenciamento costeiro - Paranápt_BR
dc.subjectOceanografiapt_BR
dc.subjectPolitica ambiental - Paranápt_BR
dc.subjectPortos - Paranápt_BR
dc.titleLevantamento de sistemas de gestão ambiental na atividade portuária do Estado do Paraná, BRpt_BR
dc.typeTCC Graduaçãopt_BR


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