Inteligência competitiva no setor cosmético brasileiro
Date
2011Author
Rigoni, Camila Fernanda
Metadata
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Dissertaçõesxmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Atualmente a competitividade de uma organização é definida por sua capacidade em se antecipar as ameaças e oportunidades que surgem em seu ambiente de atuação. Conseqüentemente, a informação e o seu correto tratamento são insumos necessários para o sucesso da estratégia organizacional. Dessa forma, a Inteligência Competitiva torna-se fundamental para a sobrevivência e perenidade das organizações. Dentro desse contexto, este trabalho visou conhecer a forma com que as empresas do setor de cosméticos do Brasil usam a Inteligência Competitiva com o objetivo de tornarem-se mais competitivas. Para atingir os objetivos do trabalho, primeiramente foi aplicado um questionário a várias empresas, de diferentes portes, do setor cosmético brasileiro. Na análise das respostas verificou-se a necessidade de aprofundamento de algumas questões. Desse modo, foram conduzidas entrevistas focais em três organizações de tamanhos diferentes. A análise de dados da indústria cosmética indica que no Brasil a atividade ainda é recente e carece de maior preocupação empresarial, pois as empresas ainda não utilizam conceitos mais elaborados de Inteligência Competitiva, que ainda é, em muitas organizações, um processo informal e pulverizado dentro de cada área.
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