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dc.contributor.otherCastilho Júnior, Newton Corrêa de, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorRigoni, Camila Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-17T17:52:19Z
dc.date.available2022-11-17T17:52:19Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/36007
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Newton Corrêa de Castilho Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa: Curitiba, 15/12/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente a competitividade de uma organização é definida por sua capacidade em se antecipar as ameaças e oportunidades que surgem em seu ambiente de atuação. Conseqüentemente, a informação e o seu correto tratamento são insumos necessários para o sucesso da estratégia organizacional. Dessa forma, a Inteligência Competitiva torna-se fundamental para a sobrevivência e perenidade das organizações. Dentro desse contexto, este trabalho visou conhecer a forma com que as empresas do setor de cosméticos do Brasil usam a Inteligência Competitiva com o objetivo de tornarem-se mais competitivas. Para atingir os objetivos do trabalho, primeiramente foi aplicado um questionário a várias empresas, de diferentes portes, do setor cosmético brasileiro. Na análise das respostas verificou-se a necessidade de aprofundamento de algumas questões. Desse modo, foram conduzidas entrevistas focais em três organizações de tamanhos diferentes. A análise de dados da indústria cosmética indica que no Brasil a atividade ainda é recente e carece de maior preocupação empresarial, pois as empresas ainda não utilizam conceitos mais elaborados de Inteligência Competitiva, que ainda é, em muitas organizações, um processo informal e pulverizado dentro de cada área.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Currently the competitiveness of an organization is defined by its ability to anticipate threats and opportunities that arise in their environment of operation. Therefore, information and its proper treatment are necessary inputs for the success of organizational strategy. Thus, Competitive Intelligence becomes essential for survival and sustainability of organizations. Within this context, this study aimed to know the way that companies in the cosmetics industry in Brazil use the Competitive Intelligence in order to become more competitive. To achieve the research objectives, firstly was applied a questionnaire to various companies of different sizes, in the Brazilian cosmetics industry. In analyzing the responses there was a need to deepen some questions. Thus, focal interviews were conducted in three different sizes of organizations. Data analysis of the cosmetics industry in Brazil indicates that the activity is still recent and needs more business concern, because companies do not yet use more elaborated concepts of Competitive Intelligence, which is still, in many organizations, an informal process and sprayed into each area.pt_BR
dc.format.extent89f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectCosméticos - Indústriapt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleInteligência competitiva no setor cosmético brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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