Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarques, Anderson Nalevaiko, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherJordão, Clarissa Menezes, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-11T14:32:16Z
dc.date.available2020-05-11T14:32:16Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35933
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Clarissa Menezes Jordãopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 28/04/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente texto ocupa-se em analisar o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no ensino-aprendizagem de leitura em inglês no Ensino Médio (EM) em articulação com as teorias do Letramento Crítico (LC). Nesse sentido, toma-se como recorte investigativo a noção de leitura como sendo aquela da construção de sentidos com foco na palavra-mundo (FREIRE & MACEDO, 1990). O encaminhamento metodológico se pautou em uma perspectiva interpretativista de investigação, com base em procedimentos provenientes da etnografia. Assim, o trabalho se dividiu em dois momentos distintos: o primeiro analisou recortes do GUIA PNLD LEM 2012, em seções que explicitam critérios específicos para o trabalho com leitura nos livros didáticos de inglês, em sua relação com os documentos nacionais que versam sobre os encaminhamentos teórico-metodológicos chancelados pelo Ministério da Educação no que diz respeito ao trabalho com línguas estrangeiras modernas no EM. Isso possibilitou contrastar as diferentes perspectivas teóricas com o que sugerem as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), especificamente no tocante ao ensino de leitura em língua inglesa. As análises apontaram para uma tendência do referido programa a posicionamento teórico-metodológico divergente do que propõem as referidas orientações, mostrando preferência por encaminhamentos presentes em outros documentos chancelados pela mesma esfera do Estado, afastando-se da perspectiva de LC presente nas OCEM. O segundo momento da pesquisa incluiu a participação de professoras de inglês do EM de escolas públicas e buscou, por meio da análise de suas percepções sobre o programa com foco no recorte feito para a análise documental, estabelecer relações de aproximação ou distanciamento do PNLD com o LC, incluindo uma análise das percepções das professoras sobre os LDs utilizados em seus contextos de atuação. As contribuições das professoras serviram, em certa medida, para reforçar os resultados da primeira etapa da pesquisa. Os resultados alcançados podem servir para (re)interpretações sobre a relevância do PNLD LEM em diferentes contextos, como também para enfatizar a diversidade de entendimentos sobre o ensino-aprendizagem de leitura em LEM.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present text analyses the Brazilian National Textbook Program (PNLD) in the teaching and learning of reading in English in high schools articulated with theories of Critical Literacy (CL). For that purpose, this investigation assumes reading from the perspective of reading the wor(l)d (FREIRE & MACEDO, 1990). In terms of methodology, techniques and procedures from an ethnographic standpoint were used, taking on an interpretive perspective of investigation and analysis. The research was divided into two distinct periods: the first focused on the analysis of different fragments of the PNLD LEM 2012 GUIDE which indicate the specific criteria for the work with reading in the textbooks of English in their relationship with the national documents that serve as framework in terms of theoretical and methodological procedures sealed by the Ministry of Education in terms of the work with reading in foreign languages in high schools. Such relationship allowed the contrast between different perspectives with what the High School Curricular Framework of Reference (OCEM) propose, specifically related to the teaching of reading in English. The analysis indicate a choice from the PNLD towards a theoretical and methodological stand divergent from what is proposed by the OCEM, showing preference to procedures presented in other documents sealed by the same scope of the Estate, thus moving away from a Critical Literacy perspective present in the OCEM. The second period included the participation of teachers of English in public high schols and aimed, by means of the analysis of their perceptions on the fragments from the GUIDE, to establish relations of approximation or distancing of PNLD and CL, including their perceptions about the textbooks used in their own contexts. The contributions from those teachers served, to a certain extent, to reinforce the results of the first moment of the research. The achieved results may serve for (re)interpretations of the relevance of PNLD in different contexts as well as to emphasize the diversity of understandings about the teaching and learning of reading in high schools.pt_BR
dc.format.extent190f : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectDissertaçõespt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleO PNLD LEM 2012 sob a perspectiva do letramento críticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples