• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016055P2 Programa de Pós-Graduação em Música
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A voz-música na intermídia som-palavra-performance

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - FLORA FERREIRA HOLDERBAUM.pdf (1.674Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Holderbaum, Flora Ferreira
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Neste trabalho, propomos pensar a composição musical enquanto poética que intermedeia a palavra, o corpo e o som, encontrando no conceito de Voz-Música, um material criativo entre as instâncias que a voz pode articular, as quais podem ser aplicadas, em seus aspectos expressivos, gestuais, fonéticos e paralinguísticos, em procedimentos que envolvem eventos sonoros, vocais e performáticos. Introduzimos a noção de voz poética e dialogamos as transformações artísticas entre som, palavra e performance, em obras que se ambientam na Poesia Sonora, na Música Experimental e na Música Concreta. Conecto este corpus criativo com o conceito de intermídia e este, com o conceito de agenciamento coletivo de enunciação: um catalisador das múltiplas dimensões do enunciado, gerador de um contínuum entre suas variáveis musicais, fonéticas, fáticas, a-fáticas, sígnicas, semânticas, entre outras. Estudamos como o agenciamento de enunciação articularia o material criativo e conceitual produzido neste cruzamento: a Voz-Música num Cromatismo Generalizado. Relacionamos estes procedimentos à proposta composicional de Trevor Wishart (1996), sobre a exploração da voz humana dentro do universo multidimensional da enunciação, cujos aspectos de pronúncia, fonética, paralinguismo, entre outros, serviriam como módulos de dinâmica complexa para a composição sonora. Finalizo sugerindo a ocorrência de uma Voz-Música em obras de Demetrio Stratos, Dieter Schnebel e Carmelo Bene, bem como em trabalhos que compus para este percurso: Poema Verbo-instrumental (2013), Ao passo que...O corpo do Espaço (2013), e Poço Barthesiano ou Onda de Estilo Ga(l)go (2014). Palavras-chave: Voz-Música, Composição, Intermídia Som-Palavra, Performance, Poesia Sonora
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/35799
    Collections
    • Dissertações [201]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV