Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNegrelli, Leônia Gabardopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorSiqueira, Marcio Alexandrept_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T13:29:09Z
dc.date.available2024-04-08T13:29:09Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/35245
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Leônia Gabardo Negrellipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Defesa: Curitiba, 28/02/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender e situar a modelagem matemática como estratégia de ensino no cenário atual do Ensino Médio, no que diz respeito ao livro didático, um recurso atual e disponível em função do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Após um estudo acerca de norteadores atuais do Ensino Médio como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as orientações complementares a esses parâmetros, os PCN+, o PNLD e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), exploramos contribuições que o livro didático e a modelagem matemática podem ter no Ensino Médio. Em seguida, realizamos uma pesquisa documental analisando os manuais dos livros didáticos de matemática para o Ensino Médio, indicados pelo PNLD do triênio 2012-2013-2014, buscando menção explícita ou implícita da modelagem matemática. Constatamos que existe um espaço a essa estratégia de ensino nesses documentos, embora o tratamento destaque que a ela é dado pode não ser suficiente para sua existência seja constatada na prática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The objective of this research is to understand and situate the Mathematical Modeling as a teaching strategy in the current High School scenery, regarding to the textbook, a current and available resource as a function of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). After a study of current legal guiding documents to the High School as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the supplementary guidance to these parameters, the PCN+, the PNLD and the Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), we explore contributions that the didactic book and mathematical modeling can have in High School. Then conducted a documentary research analyzing the manuals of mathematics textbooks for High School, suitable to the PNLD in the triennial 2012-2013-2014, seeking explicit mentions or implicit mentions of Mathematical Modeling. We noticed that there is space to this teaching strategy in these documents, although the highlighted treatment that is given to it, may not be sufficient for its existence in the practice.pt_BR
dc.format.extent131f. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectLivros didaticos - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.titleModelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLDpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples