• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Modelagem matemática e livro didático no ensino médio : um olhar para o PNLD

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCIO ALEXANDRE SIQUEIRA.pdf (1.439Mb)
    Data
    2014
    Autor
    Siqueira, Marcio Alexandre
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo desta pesquisa foi compreender e situar a modelagem matemática como estratégia de ensino no cenário atual do Ensino Médio, no que diz respeito ao livro didático, um recurso atual e disponível em função do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Após um estudo acerca de norteadores atuais do Ensino Médio como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as orientações complementares a esses parâmetros, os PCN+, o PNLD e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), exploramos contribuições que o livro didático e a modelagem matemática podem ter no Ensino Médio. Em seguida, realizamos uma pesquisa documental analisando os manuais dos livros didáticos de matemática para o Ensino Médio, indicados pelo PNLD do triênio 2012-2013-2014, buscando menção explícita ou implícita da modelagem matemática. Constatamos que existe um espaço a essa estratégia de ensino nesses documentos, embora o tratamento destaque que a ela é dado pode não ser suficiente para sua existência seja constatada na prática.
     
    Abstract: The objective of this research is to understand and situate the Mathematical Modeling as a teaching strategy in the current High School scenery, regarding to the textbook, a current and available resource as a function of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). After a study of current legal guiding documents to the High School as the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), the supplementary guidance to these parameters, the PCN+, the PNLD and the Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná (DCE-PR), we explore contributions that the didactic book and mathematical modeling can have in High School. Then conducted a documentary research analyzing the manuals of mathematics textbooks for High School, suitable to the PNLD in the triennial 2012-2013-2014, seeking explicit mentions or implicit mentions of Mathematical Modeling. We noticed that there is space to this teaching strategy in these documents, although the highlighted treatment that is given to it, may not be sufficient for its existence in the practice.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/35245
    Collections
    • Teses & Dissertações [10544]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV