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    Análise do impacto da implantação das cotas na nota ENADE 2008

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    R - D - JOAQUIM ISRAEL RIBAS PEREIRA.pdf (1.431Mb)
    Date
    2013
    Author
    Pereira, Joaquim Israel Ribas, 1988-
    Metadata
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    Subject
    Dissertações
    Ensino superior - Avaliação - Brasil
    Ensino superior - Sistema de cotas
    Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Esse trabalho contribui para o debate a respeito do impacto das cotas (sociais e raciais) no sistema de ensino superior brasileiro, apresentando as estimativas do seu impacto sobre as notas nos conhecimentos específicos da prova ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Utilizamos o ENADE 2008 como fonte principal dos dados, o que forneceu 59 cursos e mais de 74 mil alunos. Para a discussão teórica apresentamos o Modelo de Reserva de Vagas de Su (2005) e o Modelo de Decisão de Esforço de Bishop (2006); os modelos incluem fatores como grau de seleção do curso, salários futuros, qualidade dos pares como fatores que afetam o grau de esforço e acumulação de capital humano. Utilizamos o estimador diferença-em-diferenças (DD) conjugando ao método Propensity Score Matching (PSM), com o intuito de controlar características não observáveis relacionadas com o desempenho e algum viés de seleção relacionado ao grupo tratado (cotistas). Os resultados mostram que a implantação das cotas impactou de forma negativa e significante nos cursos de Pedagogia, História e Física, e impactou positivamente e significante somente no curso de Agronomia. Incluímos ainda a análise com o estimador diferença-em-diferença-em-diferenças (DDD), inserindo um terceiro grupo não afetado pela política, alunos que cursavam a graduação numa instituição de ensino superior (IES) privada na época da prova, e constituído por alunos de baixa renda que cursaram o ensino médio no sistema público de ensino. Nesse caso, os alunos cotistas foram melhores que seus semelhantes das IES privadas nos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores, Comunicação Social e Engenharia Grupo II (Engenharia Elétrica, Mecatrônica, de Telecomunicações, Industrial Elétrica e de Controle e Automação). O contrário aconteceu para os cursos Medicina Veterinária, Computação, Engenharia Grupo I (Engenharia Civil, Cartográfica, Geológica, Sanitária e de Recursos Hídricos), Ciências Econômicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/34595
    Collections
    • Dissertações [341]

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