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dc.contributor.otherBittencourt, Maurício Vaz Lobo, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômicopt_BR
dc.creatorPereira, Joaquim Israel Ribaspt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T17:23:01Z
dc.date.available2024-01-08T17:23:01Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34595
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Mauricio Vaz Lobo Bittencourtpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Ecônomico. Defesa : 26/03/2013pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls.53-56pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esse trabalho contribui para o debate a respeito do impacto das cotas (sociais e raciais) no sistema de ensino superior brasileiro, apresentando as estimativas do seu impacto sobre as notas nos conhecimentos específicos da prova ENADE - Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Utilizamos o ENADE 2008 como fonte principal dos dados, o que forneceu 59 cursos e mais de 74 mil alunos. Para a discussão teórica apresentamos o Modelo de Reserva de Vagas de Su (2005) e o Modelo de Decisão de Esforço de Bishop (2006); os modelos incluem fatores como grau de seleção do curso, salários futuros, qualidade dos pares como fatores que afetam o grau de esforço e acumulação de capital humano. Utilizamos o estimador diferença-em-diferenças (DD) conjugando ao método Propensity Score Matching (PSM), com o intuito de controlar características não observáveis relacionadas com o desempenho e algum viés de seleção relacionado ao grupo tratado (cotistas). Os resultados mostram que a implantação das cotas impactou de forma negativa e significante nos cursos de Pedagogia, História e Física, e impactou positivamente e significante somente no curso de Agronomia. Incluímos ainda a análise com o estimador diferença-em-diferença-em-diferenças (DDD), inserindo um terceiro grupo não afetado pela política, alunos que cursavam a graduação numa instituição de ensino superior (IES) privada na época da prova, e constituído por alunos de baixa renda que cursaram o ensino médio no sistema público de ensino. Nesse caso, os alunos cotistas foram melhores que seus semelhantes das IES privadas nos cursos de Tecnologia em Redes de Computadores, Comunicação Social e Engenharia Grupo II (Engenharia Elétrica, Mecatrônica, de Telecomunicações, Industrial Elétrica e de Controle e Automação). O contrário aconteceu para os cursos Medicina Veterinária, Computação, Engenharia Grupo I (Engenharia Civil, Cartográfica, Geológica, Sanitária e de Recursos Hídricos), Ciências Econômicas e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper intends to contribute to the debate about the impact of quotas (social and racial) in Brazilian higher education system, estimating its impact on the students grades - measured by an specific test - ENADE - National Survey of Student Performance. We use ENADE 2008 as the main source of data, which provided 59 courses and more than 74 thousand students. Within the theoretical discussion we present the Su's Model Job Reservation (2005) and Bishop's Model Effort Decision (2006); these models include factors such as the degree course selection, future wages, quality of the peers as factors that affects the degree of effort and the human capital accumulation. We use the estimator difference-in-differences (DD) method combining with the Propensity Score Matching (PSM), which the main goal is to control unobservable characteristics that are related to the performance and some selection biases related to the treated. The results show that the implementation of quotas impacted negatively and significant courses in Pedagogy, History and Physical, and positively impacted and significant only in the course of Agronomy. We include further analysis with the estimator difference-in-difference-in-differences (DDD), inserting a third group not affected by the policy - students who attended the graduation at an private institution of higher education (IHE) in the time of our analisys, and constituted for low-income students who attended high school in the public school system. In this case, quotas students performed better than their peers in the private HEIs courses in Computer Networking Technology, Media and Engineering Group II (Electric Engineering, Mechatronics, Telecommunications, Electrical and Industrial Automation and Control). The opposite happened for courses of Veterinary Medicine, Computing, Engineering Group I (Civil Engineering, Cartography, Geology, Health and Water Resources), Economics and Technology Analysis and Development.pt_BR
dc.format.extent66f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectEnsino superior - Avaliação - Brasilpt_BR
dc.subjectExame Nacional de Desempenho dos Estudantespt_BR
dc.subjectCrescimento e desenvolvimento econômicopt_BR
dc.titleAnálise do impacto da implantação das cotas na nota ENADE 2008pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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