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dc.contributor.advisorVanderlei, Romel Diaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.creatorRamos, Guaraci Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-29T17:25:27Z
dc.date.available2024-01-29T17:25:27Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/34345
dc.descriptionOrientador : Romel Dias Vanderleipt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Construção de Obras Públicaspt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa avaliar edificações escolares e a notória necessidade de reparos e manutenção. Isso porque, diversas unidades escolares encontram-se exercendo suas atividades em edificações que não possuem qualidade quanto à segurança, habitabilidade, durabilidade e economia e não atendem condições básicas sociais, fisiológicas e psicológicas, ou seja, abaixo do limite mínimo de desempenho. Mesmo evidente as diversas necessidades de reparos imediatos não há qualquer trabalho de manutenção programada sendo executado pelo governo. A falta de qualquer tipo de manutenção continuada aumenta a velocidade de degradação do patrimônio e os custos de manutenção desse patrimônio. Este trabalho propõe a elaboração de um mapa com a situação atual das edificações escolares do estado do Paraná para inicialmente recuperar todas as unidades escolares e num segundo momento servir de subsidio para a criação de programa de manutenção continuada e preventiva utilizando-se concomitantemente de software computacional específico para uso nos padrões das unidades escolares do Paraná, e de unidades de unidades móveis para a conservação e reparação dos prédios escolares.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: There are several school units performing their activities in buildings that do not have quality at about safety, habitability, durability and economy and do not attend the basic conditions social, physiological and psychological, that is, below the minimum threshold of performance. There are several immediate needs for repairs and no scheduled maintenance work has been performed. The lack of any ongoing maintenance increases the speed of degradation of the estate and the costs of maintaining in this heritage. This paper proposes the development of a map showing the current status of school buildings in the state of Paraná to initially recover all schools and secondly to provide a subsidy to create a program of preventive maintenance and continued concurrently using specific computer software use patterns of school units of Paraná, and units of mobile units for the conservation and repair of school buildings.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEdifícios escolares - Manutenção e reparospt_BR
dc.subjectEdificios - Manutençãopt_BR
dc.titleCritérios de manutenção aplicados a unidades escolares da Secretaria de Estado de Educação do Paraná atendidas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas do Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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