Vida e medo
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Data
2013-11-25Autor
Benetti, Salete Regina Daronco
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Resumo: Trata-se de um estudo etnográfico, caracterizado como etnografia focada. A coletados dados foi realizada de abril a julho de 2004.Teve-se como objetivo geral:Interpretar o sistema de conhecimento e de significado atribuídos ao sanguereferente à transfusão sangüínea, pelos doadores e receptores de sangue de umbanco de sangue de um hospital pertencente à Região do Contestado, SantaCatarina. Os informantes-chave foram doadores e receptores de sangueselecionados para responderem às questões etnográficas e outros informantesespecíficos para as questões relacionadas à história da unidade, às atividades e aosaspectos físicos. Para a coleta de informações, realizou-se a observaçãoparticipante e a entrevista etnográfica. Esta abordagem, por explorar a perspectivaêmica dos informantes, possibilitou interpretar os significados que estes atribuem aosangue relacionado às transfusões sangüíneas. Foram realizadas análises dedomínio, taxonômicas e temáticas. Surgiram nove domínios culturais: Sangue é vida,fonte de vida e alimento precioso; Crenças religiosas: fontes simbólicas de apoio;Doação de sangue: gesto prestativo que exige cuidar-se, gratifica e traz felicidade;Doação sangüínea: fonte simbólica de insegurança; Estar doente é condição pararealizar transfusão sangüínea; Transfusão sangüínea: esperança de vida; Crençaspopulares: transfusão sangüínea como risco para a saúde; Doadores de sangue:pessoas abençoadas e Doar e receber sangue: como significado de felicidade. Daanálise temática, emergiu um tema: "Líquido precioso que dá origem, sustenta,modifica a vida, provoca medo e insegurança” e um sub-tema: "O ser humano: o agirsolidário”. A interpretação do ponto de vista dos doadores e receptores de sangue,dentro de um mesmo cenário cultural, foi importante para identificar os contrastescom relação aos simbolismos e significados. Essa diferenciação foi imprescindívelpara interpretar os sistemas de conhecimentos e significados atribuídos ao sangue eque determinam a aceitação ou não das transfusões sangüíneas pelos receptoresde sangue. Da presente pesquisa surge o convite a continuar no caminho dodescobrimento cultural, tendo em vista a perspectiva êmica dos doadores ereceptores de sangue, pois as significações interpretadas são específicas douniverso cultural dos informantes do estudo e não podem se estender a outroscenários culturais, uma vez que não se caracterizaram como construções universais.
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