• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    As leituras que os alunos das séries finais do ensino fundamental realizam a partir dos comerciais de televisão

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    SUZANA CRISTINA CAVALLI.pdf (277.8Kb)
    Data
    2011
    Autor
    Cavalli, Suzana Cristina
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A leitura exerce um papel fundamental para a humanidade por estar presente em suas relações sociais e práticas culturais, por seu caráter de mediação entre os homens, quebrando as possíveis distâncias entre eles. A leitura pode conduzir os sujeitos à reflexão, à obtenção de informações, à construção do conhecimento, à ampliação de seus horizontes, levando-os a participar de forma consciente e democrática do contexto social, político, histórico e cultural no qual estão inseridos. Diante desses aspectos, procuramos neste trabalho verificar quais as leituras que os alunos das séries finais do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) realizam a partir de determinados comerciais de TV a que assistem em seu cotidiano. Para isso, propusemos o estudo de quatro comerciais de tevê e utilizamos questionários abertos para colher os dados da pesquisa. O interesse em investigar o gênero textual comercial de tevê se deu porque a mídia televisiva está muito presente na vida dos alunos e tende a ser uma fonte hegemônica de informação e formação. Através de nossa postura reflexiva sobre o material coletado, juntamente com o resultado da pesquisa de campo desenvolvida neste trabalho, pudemos verificar que as leituras que os alunos realizam são plurais, já que partindo de um mesmo contexto, várias leituras aconteceram. Identificamos também as dificuldades de leitura dos pesquisados: a falta de habilidades mínimas de alguns alunos para compreender o contexto, realizar inferências, compreender o linguístico e o extralinguístico
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/33213
    Collections
    • Teses & Dissertações [10783]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV