Uso de estratégias metacognitivas de leitura em alunos da disciplina de inglês instrumental
Resumo
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a consciência metacognitiva das estratégias de leitura de 19 alunos da disciplina Inglês Instrumental em um curso técnico de uma instituição de ensino federal. A partir de uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, verificou-se o uso de estratégias metacognitivas de leitura pelos alunos, considerando o tipo de estratégias e a frequência de uso. Os instrumentos para a coleta dos dados sobre o uso de estratégias metacognitivas de leitura foram o questionário SORS - Avaliação das Estratégias de Leitura, e um questionário informativo. O estudo foi realizado à luz dos pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa, podendo-se citar as contribuições de Carrell (1995), Flavell (1979, 1999), Kato (1999, 2004), Kleiman (2004, 2011), Koch e Elias (2011), Mokhtari e Sheorey (2002), Portilho (2004, 2005, 2009a, 2009b), entre outros. Os resultados supõem alta consciência metacognitiva das estratégias de leitura pelos alunos no geral, com o predomínio das estratégias de resolução de problemas, seguidas das estratégias globais de leitura e, por fim, das estratégias de suporte à leitura. Os resultados demonstram ainda as estratégias de leitura mais e menos utilizadas por aluno durante a leitura de textos em língua inglesa. Abstract: The purpose of the present research was to assess the metacognitive awareness of reading strategies by 19 students attending classes of an Instrumental English discipline in a technical course at a federal educational institution. From an exploratory and descriptive research, it was possible to verify the use of students' metacognitive reading strategies, considering type of strategies and frequency of use. The Survey of Reading Strategies - SORS was applied for data collection of the use of metacognitive reading strategies, as well as an informative questionnaire. The study was conducted in the light of the theoretical assumptions on which this research is based. It is worth mentioning the contribution of some authors, to name a few: Carrell (1995), Flavell (1979, 1999), Kato (1999, 2004), Kleiman (2004, 2011), Koch e Elias (2011), Mokhtari e Sheorey (2002), Portilho (2004, 2005, 2009a, 2009b). The results assume high students' awareness of reading strategies, showing problem solving strategies are more used, followed by global reading strategies, and finally by support reading strategies. The results also show the reading strategies which are most and least used by students when reading texts in English.
Collections
- Teses & Dissertações [10470]