• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uso de estratégias metacognitivas de leitura em alunos da disciplina de inglês instrumental

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - SIMARA CRISTIANE BRAATZ.pdf (983.5Kb)
    Data
    2012
    Autor
    Braatz, Simara Cristiane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a consciência metacognitiva das estratégias de leitura de 19 alunos da disciplina Inglês Instrumental em um curso técnico de uma instituição de ensino federal. A partir de uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, verificou-se o uso de estratégias metacognitivas de leitura pelos alunos, considerando o tipo de estratégias e a frequência de uso. Os instrumentos para a coleta dos dados sobre o uso de estratégias metacognitivas de leitura foram o questionário SORS - Avaliação das Estratégias de Leitura, e um questionário informativo. O estudo foi realizado à luz dos pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa, podendo-se citar as contribuições de Carrell (1995), Flavell (1979, 1999), Kato (1999, 2004), Kleiman (2004, 2011), Koch e Elias (2011), Mokhtari e Sheorey (2002), Portilho (2004, 2005, 2009a, 2009b), entre outros. Os resultados supõem alta consciência metacognitiva das estratégias de leitura pelos alunos no geral, com o predomínio das estratégias de resolução de problemas, seguidas das estratégias globais de leitura e, por fim, das estratégias de suporte à leitura. Os resultados demonstram ainda as estratégias de leitura mais e menos utilizadas por aluno durante a leitura de textos em língua inglesa.
     
    Abstract: The purpose of the present research was to assess the metacognitive awareness of reading strategies by 19 students attending classes of an Instrumental English discipline in a technical course at a federal educational institution. From an exploratory and descriptive research, it was possible to verify the use of students' metacognitive reading strategies, considering type of strategies and frequency of use. The Survey of Reading Strategies - SORS was applied for data collection of the use of metacognitive reading strategies, as well as an informative questionnaire. The study was conducted in the light of the theoretical assumptions on which this research is based. It is worth mentioning the contribution of some authors, to name a few: Carrell (1995), Flavell (1979, 1999), Kato (1999, 2004), Kleiman (2004, 2011), Koch e Elias (2011), Mokhtari e Sheorey (2002), Portilho (2004, 2005, 2009a, 2009b). The results assume high students' awareness of reading strategies, showing problem solving strategies are more used, followed by global reading strategies, and finally by support reading strategies. The results also show the reading strategies which are most and least used by students when reading texts in English.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/29047
    Collections
    • Teses & Dissertações [10470]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV