Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBraatz, Simara Cristianept_BR
dc.contributor.otherMindal, Clara Brenerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-25T19:14:52Z
dc.date.available2020-09-25T19:14:52Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/29047
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Clara Brener Mindalpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 25/12/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 163-169pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa foi o de analisar a consciência metacognitiva das estratégias de leitura de 19 alunos da disciplina Inglês Instrumental em um curso técnico de uma instituição de ensino federal. A partir de uma pesquisa de caráter exploratório-descritiva, verificou-se o uso de estratégias metacognitivas de leitura pelos alunos, considerando o tipo de estratégias e a frequência de uso. Os instrumentos para a coleta dos dados sobre o uso de estratégias metacognitivas de leitura foram o questionário SORS - Avaliação das Estratégias de Leitura, e um questionário informativo. O estudo foi realizado à luz dos pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa, podendo-se citar as contribuições de Carrell (1995), Flavell (1979, 1999), Kato (1999, 2004), Kleiman (2004, 2011), Koch e Elias (2011), Mokhtari e Sheorey (2002), Portilho (2004, 2005, 2009a, 2009b), entre outros. Os resultados supõem alta consciência metacognitiva das estratégias de leitura pelos alunos no geral, com o predomínio das estratégias de resolução de problemas, seguidas das estratégias globais de leitura e, por fim, das estratégias de suporte à leitura. Os resultados demonstram ainda as estratégias de leitura mais e menos utilizadas por aluno durante a leitura de textos em língua inglesa.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of the present research was to assess the metacognitive awareness of reading strategies by 19 students attending classes of an Instrumental English discipline in a technical course at a federal educational institution. From an exploratory and descriptive research, it was possible to verify the use of students' metacognitive reading strategies, considering type of strategies and frequency of use. The Survey of Reading Strategies - SORS was applied for data collection of the use of metacognitive reading strategies, as well as an informative questionnaire. The study was conducted in the light of the theoretical assumptions on which this research is based. It is worth mentioning the contribution of some authors, to name a few: Carrell (1995), Flavell (1979, 1999), Kato (1999, 2004), Kleiman (2004, 2011), Koch e Elias (2011), Mokhtari e Sheorey (2002), Portilho (2004, 2005, 2009a, 2009b). The results assume high students' awareness of reading strategies, showing problem solving strategies are more used, followed by global reading strategies, and finally by support reading strategies. The results also show the reading strategies which are most and least used by students when reading texts in English.pt_BR
dc.format.extent179 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Leiturapt_BR
dc.subjectConsciênciapt_BR
dc.subjectInglês instrumentalpt_BR
dc.subjectInterlíngua (Aprendizagem de línguas)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleUso de estratégias metacognitivas de leitura em alunos da disciplina de inglês instrumentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples