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    Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito

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    R - D - ANDRESSA MATTOS SALGADO.pdf (2.138Mb)
    Date
    2012
    Author
    Salgado, Andressa Mattos
    Metadata
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    Subject
    Dissertações - Educação
    Educação inclusiva
    Educação especial
    Crianças autistas - Educação
    Doentes mentais (Crianças) - Educação
    Professores de educação especial
    Crianças - Desvio do desenvolvimento
    Educação
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar quais os passos possíveis no trabalho do professor de crianças autistas ou psicóticas, e, quais os impasses inerentes ao ato educativo junto a essas crianças. Para realizar este estudo buscou-se a contribuição de quatro autores interessados na interlocução Psicanálise e Educação - Catherine Millot, Maud Manonni, Leandro de Lajonquière e Maria Cristina Kupfer. Os participantes da pesquisa foram os professores da rede estadual de ensino de Curitiba que atuam com o processo de inclusão escolar de crianças autistas, psicóticas ou com T.G.D. Os dados foram obtidos através de entrevistas e da oferta de um espaço para que os professores pudessem falar sobre o seu trabalho com esses alunos. Das entrevistas emergiram as seguintes categorias: o diagnóstico, a família e o saber psico-médico-especializado; o trabalho do professor e a (in)suficiente formação; as particularidades dos professores frente ao seu aluno com T.G.D; e o pedido às instituições escola e governo. No desdobrar das dificuldades relatadas pelos professores nos encontros em grupo, foram localizados três pontos de impasse no trabalho da inclusão escolar com essas crianças: a estrutura escolar; os fundamentos da pedagogia; e a própria estrutura psíquica das crianças autistas ou psicóticas. A análise dos resultados mostra que há uma possibilidade ao se considerar a inclusão escolar dessas crianças. Essa possibilidade está atrelada à capacidade que o professor tem de implicar-se com o seu ato educativo. Quando o professor trabalha numa concepção de educação que leva em conta o sujeito parece haver chances de que ambos, professor e aluno possam atuar em nome próprio, resguardando as respectivas subjetividades.
     
    Abstract: The main purpose of this study was to get to know the perceptions the teachers of autistic, psychotic and or Pervasive Developmental Disorders (PDD) students have towards the inclusion of their students in regular schools. Moreover it sought to investigate which steps were possible and which were the obstacles in the educational work of a teacher towards his students with autism, psychoses and or Pervasive Developmental Disorders PDD. To achieve this objective the theoretical works of Catherine Millot, Maud Mannoni, Leandro de Lajonquière and Maria Cristina Machado Kupfer greatly contributed. The participants of this study were teachers who work with school inclusion of children with diagnostic of autism, psychosis and or PDD, at two public schools in Curitiba, in the State of Paraná. Data were obtained through interviews and one intervention constituted by a group-meeting which aim was to give the teachers an opportunity to talk about their pedagogical practices with these students. The interviews revealed the following categories: the diagnostic of the autistic, the psychotic and the TGD child, the family of these children and the psycho-medical-specialized knowledge; the (un)sufficient pedagogical graduate formation of the teachers; the subjectivity of the teacher facing the subjectivity of the student; the teachers' request to the education authorities. The group-meetings pointed out three impasses and one possibility. The three points of impasses concerning the inclusion of children with these diagnostics in regular schools are: a. the school administrative and pedagogical organization, b. the theories that give pedagogical fundaments to the teachers' practices and, c. the psychic structure of the autistic, the psychotic and or the Pervasive Developmental Disorders children. The analysis of the data shows that there is a possibility of school inclusion for the students with autism, psychoses and or Pervasive Developmental Disorders PDD. This possibility depends on the ability of the teacher to implicate himself in his educational act. When the teacher works having a conception of education that takes into consideration the subjectivity, as proposed by psychoanalysis, it seems that emerges the opportunity for both, the teacher and the student, to participate of the educational act as subjects.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/28518
    Collections
    • Teses & Dissertações [5868]

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