A educação de jovens e adultos : um estudo de caso de uma empresa mecânica no Paraná que oferece escolarização para trabalhadores
Resumo
Resumo: A presente dissertação toma por referência três eixos básicos para a reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos na empresa. São eles: a reestruturação produtiva, o Estado e a qualificação dos trabalhadores. O primeiro refere-se à empresa capitalista e analisa as transformações nos processos de trabalho, articuladas à nova base técnica e organizacional da produção e às demandas de qualificação dos trabalhadores. Investiga-se junto a trabalhadores e chefias esta perspectiva por meio de um estudo de campo em uma indústria metalmecânica de autopeças que oferta escolarização para seus trabalhadores. A pesquisa indicou alguns dos elementos que justificam a oferta de Educação de Jovens e Adultos pela empresa aos seus trabalhadores. São elas: a demanda do próprio posto de trabalho, os novos processos organizativos e a necessidade de a empresa manter ou receber a certificação de qualidade, como credenciamento para os novos padrões de concorrência. As exigências deste novo perfil dos trabalhadores pelas empresas, aliadas à redefinição do papel do Estado no que se refere à universalização da educação - redefinição essa pautada principalmente em orientações de organismos internacionais como o Banco Mundial sob a perspectiva neoliberal que aplica à educação a lógica da racionalidade financeira - são elementos que explicam a oferta de escolarização supletiva aos trabalhadores por empresas capitalistas. Abstract: This dissertation reflects on the Education of Youth and Adults in the private company, considering three basic axes. They are: the productive restructuring, the state and the qualification of the workers. The first refers to the capitalist enterprise and analyzes the changes in work processes, the new organizational and technical base of production and the demands of qualification of the workers. This axis was investigated with the participation of workers and managers through a field study in a metal-mechanical industry of auto parts, which offer schooling for their workers. The research has indicated some elements that justify the provision of Youth and Adults Education by the company to its employees. They are: the demand of the work itself, the new organizational processes and the need of the company on maintain or receive quality certification like a accreditation for new standards of competition. The requirements of this new profile of workers by companies, coupled with the redefinition of the role of the state to the universalizing of the education - guided by references of international organisms as the World Bank, under the neoliberal perspective that applies the logic of the financial rationality to the education - are elements that explain the offer of basic level education to the workers by capitalist enterprises.
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