Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHellmeister, Victorpt_BR
dc.contributor.otherRazera, Dalton Luiz, 1954-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T14:23:21Z
dc.date.available2020-03-05T14:23:21Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28443
dc.descriptionOrientador: Prof. Dalton Luiz Razerapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 04/02/2009pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls: 108-111pt_BR
dc.description.abstractResumo: A instalação de móveis no interior de veículos ocorre com o intuito de reproduzir ou simular ambientes estáticos como, por exemplo, casas, alojamentos, consultórios médico-odontológicos, caixas eletrônicos bancários, cozinhas, lanchonetes, lojas, escolas entre outros. Esta pesquisa apresenta um estudo sobre móveis de madeira para aplicação em veículos e teve como objetivo traçar diretrizes de projeto e fabricação visando minimizar os efeitos destrutivos dos esforços dinâmicos sobre os móveis, inerentes ao uso veicular. Observa-se que tais móveis são construídos segundo métodos construtivos semelhantes ao de móveis convencionais de uso predial e que, apesar de permitirem a realização de atividades antes vinculadas à instalações fixas em outros lugares, apresentam problemas de durabilidade relacionados a esforços dinâmicos aos quais são submetidos durante sua vida útil. Fez-se um levantamento dos principais problemas junto a fabricantes de veículos especiais, bem como dos procedimentos já adotados em relação aos efeitos danosos da vibração. Com base nas informações encontradas, foi realizado um ensaio de vibração senoidal com o objetivo de comparar a resistência de dois corpos de prova, sendo um construído segundo procedimentos convencionais e outro adotando-se os procedimentos encontrados em campo. O ensaio reproduziu os defeitos reais de maneira satisfatória, bem como comprovou a eficiência de algumas medidas já adotadas pelos fabricantes. Os resultados indicaram que tais diretrizes prolongam a vida útil dos móveis quando expostos à vibração senoidal, o que permitiu a proposição de diretrizes de projeto para a construção de móveis veiculares visando o aumento da durabilidade e resistência à esforços dinâmicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The installation of furniture in the interior of vehicles occurs in order to reproduce or simulate static environments such as houses, medical and dental offices, bank ATMs, kitchens, cafeterias, shops, schools and others. This research presents a study of wood furniture for use in vehicles and aimed to draw up guidelines on the design and manufacturing to minimize the destructive effects of dynamic forces on the furniture, inherent in vehicular use. It is observed that such furniture is constructed according to conventional furniture construction methods and, although allowing activities related to fixed installations elsewhere, presents durability problems related to dynamic forces which are submitted during its lifetime. A survey has been conducted to examine the main problems with special vehicles manufacturers of , as well as the procedures already adopted in relation to the damaging effects of vibration. Based on the information found, there was a sine vibration test in order to compare the resistance of two specimens, one being built in conventional procedures and the other adopting the procedures found with manufacturers. The test reproduced the failures in a satisfactory manner and proved the effectiveness of procedures already adopted by some manufacturers. The results indicated that these guidelines are effective in extending the life of the furniture when exposed to sine vibration, which allowed to propose design guidelines for building vehicular furniture in order to increase the durability and resistance to dynamic forces exposure.pt_BR
dc.format.extent142f. : il. [algumas color.], grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectMobiliario - Projetospt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectRecreação - Equipamento e acessóriospt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleEstudo comparativo de sistema construtivo de móveis para aplicação veicularpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples