Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 11
Formação matemática em cursos de pedagogia no Brasil : uma metanálise das pesquisas stricto sensu 2003-2018
(2020)
Resumo: A presente dissertação, tem por objetivo investigar as pesquisas stricto sensu que abordam a formação matemática em cursos de Pedagogia, no período de 2003 a 2018, com o intuito de compreender as problemáticas ...
Possíveis dimensões complexas e transdisciplinares da formação do professor-formador
(2021)
Resumo: Esta pesquisa aborda como temática central a autoformação, a ecoformação e a auto-ecoorganização na formação do professor-formador de professores que ensinam Matemática. O princípio epistemológico que norteia o ...
As etapas do steam nas práticas didáticas com modelagem matemática na educação básica
(2022)
Resumo: Esta dissertação evidencia as etapas do STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) em atividades Modelagem Matemática no Ensino Fundamental e Médio. O objetivo é indicar as proximidades entre ...
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ...
O uso de ambientes virtuais na formação de professores formadores : possibilidades de interação entre professores dos cursos de magistério e das licenciaturas em matemática e em pedagogia
(2021)
Resumo: Esta pesquisa se inscreve em uma abordagem qualitativa de natureza exploratório-interpretativa e pesquisou que possibilidades de interação e mobilização de conhecimentos podem ser identificadas em um curso de ...
Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no ...
Aproximações entre pensamento complexo e processos didáticos : tessituras pelas vozes de professores que ensinam matemática
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa de natureza exploratório-interpretativa teve o objetivo de oferecer subsídios para a elaboração de constructos para a formação docente em Matemática com base na complexidade, com vistas ...
O jogo matemático com princípios do desenho universal para aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva
(2022)
Resumo: A educação enquanto direito de todos demanda práticas que envolvam todos os estudantes para além de suas necessidades especiais, desta forma este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa de intervenção ...
Crianças construindo jogos de tabuleiro na educação infantil : interconexões entre a expressão gráfica e as ideias matemáticas
(2021)
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa (LÜDKE; ANDRÉ, 2018), desenvolvida dentro da perspectiva da Pesquisa com Crianças (DORNELLES; FERNANDES, 2015; FERNANDES, 2016; TEBALDI et al, 2018) na ...
A racionalidade matemática camponesa na produção da erva-mate : diálogos possíveis com os saberes escolares
(2021)
Resumo: A Educação do Campo foi forjada a partir dos movimentos sociais, na luta por direitos à educação em todos os níveis de ensino, tendo como pressuposto a necessidade dos sujeitos de morar e estudar no campo. Nesse ...