Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 14
Análise prosódica de enunciados assertivos, interrogativos e imperativos do português brasileiro a partir de uma perspectiva dinâmica
(2018)
Resumo: As pesquisas na área de prosódia, em especial no que diz respeito ao estudo de padrões entoacionais do Português Brasileiro têm crescido. Estudos como os de Tenani (2002), Lucente (2013), Moraes (2008), Moraes, ...
Deutsch-Portugiesisch kontrastiv, grammatische ähnlichkeiten für den fremdsprachenunterricht : interkomprehension für brasilianische lerner des deutschen auf dem A1- und A2-niveau anhand einer kursbuchprogression
(2017)
Resumo: A orientação para público-alvo e, assim, a adaptação contextual associada ao ensino têm rapidamente ganhado em importância nos últimos anos. Por esta razão, o presente trabalho elabora uma comparação de categorias ...
Argumentação : uma análise da organização textual em produções escritas de ensino médio
(2015)
Resumo: A presente pesquisa configura-se como estudo do texto escrito produzido por alunos do Ensino Médio (1º., 2º. e 3º. Anos) e tem como objetivo central a caracterização da dissertação argumentativa no que diz respeito ...
Ação para o entendimento da sala de aula de línguas na Escola Pública : possibilidades e delimitações
(2014)
Resumo: Esta dissertação apresenta os resultados de reflexões teóricas e atividades práticas de uma pesquisa realizada sobre a égide da Linguística Aplicada, cujo escopo permitiu desenvolver articulações teórico-práticas ...
Uma análise glotopolítica da concepção de língua(gem) no componente de língua portuguesa da Base Nacional Comum Curricular
(2020)
Resumo: O presente trabalho visa analisar a concepção de língua(gem) no componente de Língua Portuguesa (LP) da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, teve como objetivo dar ênfase à análise documental, de viés ...
Livro didático público paranaense "lingua portuguesa e literatura" : o professor-autor e o gênero discursivo
(2012)
Resumo: Esta pesquisa descritivo-explicativa tem como objetivo averiguar a relacao dialogica entre o Livro Didatico Publico Paranaense \Lingua Portuguesa e Literatura. (LDP-PR) e os livros representantes do genero discursivo ...
Português para hispanofalantes no CELIN : uma alternativa para o ensino de gêneros escritos.
(2007)
Resumo: Este trabalho analisa, com base nos critérios adotados pelo Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), amostras das atividades de produção escrita propostas durante o segundo ...
Crenças de professores de PLE e alunos asiáticos do CELIN-UFPR
(2015)
Resumo: O presente estudo, desenvolvido no Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR), investigou as crenças manifestadas por três professoras de português como língua estrangeira ...
Análise da experiência dos aprendentes sobre o ensino de línguas por tarefas no curso piloto de português como língua estrangeira a distância no CELIN-UFPR
(2016)
Resumo: Este estudo tem como objetivo fazer o relato de experiência da criação de um curso de português como língua estrangeira a distância (PLEaD) no Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal ...