Buscar
Itens para a visualização no momento 1-9 of 9
Contribuição para a melhoria do currículo e do ensino da Topografia na Universidade Federal do Paraná
(1988)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi de investigar, junto aos discentes da Universidade Federal do Paraná, que cursam ou que já haviam cursado TOPOGRAFIA, a função e a relevância dessa disciplina; bem como aos professores, ...
A teoria ausbeliana : análise paradigmática e a questão curricular
(1988)
Resumo: Pela análise textual dos conceitos da teoria de aprendizagem ausubeliana, evidencia-se a forma pela qual os postulados ocorrem em um esquema paradigmático. Procura-se assegurar a aplicabilidade da teoria ausubeliana ...
A questão da capacitação docente na UFPR : subsídios para uma retomada crítica de sua política interna
(1988)
Resumo: O presente estudo visa identificar o compromisso político das universidades brasileiras em relação à capacitação de seu quadro docente; revela as características do processo interno de formulação política de tal ...
Metodologia do ensino para a iniciação matemática fundamentada na pedagogia montessoriana
(1988)
Resumo: Mediante a análise da estrutura lógica inerente aos materiais montessorianos, este trabalho desenvolve uma metodologia de ensino para a iniciação matemática que prioriza o processo de construção do conhecimento ...
Contribuição para o estudo do papel dos educadores pré-escolares na formação da identidade e papel de gênero dos educandos
(1988)
Resumo: O objeto de estudo desta dissertação ê a formação conceitual de masculinidade e feminilidade durante a idade pré-escolar, procedendo-se um estudo teórico-prático. As obras selecionadas para a parte teórica são as ...
O caráter público da escola : pauta para uma exploração conceitual em distintos contextos - o caso francês e o caso brasileiro
(1988)
Resumo: Esta pesquisa constitui subsidio para a sistematização da história da educação pública, com base na exploração conceituai do "caráter público" da escola na França e no Brasil. Os resultados alcançados dão ao estudo ...
A sensibilidade na formação do Arte-Educador e suas influências na prática docente
(1988)
Resumo: O trabalho parte dos pontos fundamentais que afetam a formacao do Arte-Educador, tais como: a pouca importancia que se da a realizacao das atividades a nivel da emocao e do sentimento tendo em vista a visao pragmatica ...
Produção social do conhecimento matemático : indicações para uma proposta para a rede municipal de ensino de Curitiba
(1988)
Resumo: Com a intenção de compreender a origem dos conteúdos propostos nos programas e currículos utilizados pelas escolas da Rede Municipal de Curitiba,durante o período de 1963 aos dias de hoje, investigou-se o modo como ...