• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A linguagem oral na educação infantil : uma reflexão sobre seus fundamentos e inserção no planejamento escolar

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARQUES, REGINA ALVES DE MORAIS.pdf (1.029Mb)
    Data
    2012
    Autor
    Marques, Regina Alves de Morais
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Neste trabalho tratamos do papel da linguagem oral no desenvolvimento cognitivo da criança e sua importância no contexto da Educação Infantil. Partindo principalmente das ideias de Piaget, Vygotsky, Bruner e das contribuições de outros autores, refletimos sobre as relações entre a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e a formação dos símbolos, bem como suas relações com as outras funções psicológicas. Através de uma intervenção com professores de Educação Infantil desenvolvida em quatro etapas - análise de planejamentos, encontros sobre linguagem oral, coleta em sala de aula e entrevistas, buscamos entender melhor como a linguagem oral se apresenta em sua prática de ensino. Conclui-se que trabalhos como esse, que envolvem a formação docente, demandam maior espaço de tempo para que possíveis evoluções nas concepções docentes possam ser vislumbradas de maneira mais clara. Ainda assim, entre as nove participantes, encontramos uma professora com iniciativas voltadas à intencionalidade no ensino da linguagem oral. Além disso, verificamos que a linguagem oral é essencial no desenvolvimento infantil, sendo que a qualidade de sua abordagem no ensino depende, dentre outros fatores, de um trabalho consciente e intencional por parte do docente, o que, por sua vez, está relacionado ao contexto histórico das políticas públicas para educação, formação e organização da carreira do professor da Educação Infantil.
     
    Abstract: The role of oral language in child’s cognitive development and its importance in the context of childhood education are dealt with in this work. Beginning mainly from the ideas brought by Piaget, Vygotsky and Bruner, as well as some other authors, we discuss the relations between the acquisition and the development of the oral language, the symbol formation and their relation with other psychological functions. Through and intervention with childhood education teachers, which was developed in four stages: (1) teaching planning analysis; (2) oral language lectures; (3) classroom observation; (4) interviews; we tried to understand more about how the oral language appears in its teaching practice. Among the conclusions, we point out that it’s needed more time in such a teaching development intervention for us to see a qualitative change in teachers conceptions. Even so, we could see that one teacher of the nine participants presented intentional initiatives towards the oral language teaching. We also can state that oral language is essential in child’s development, and its approach in teaching depends in a conscious and intentional work by the teacher, which is dependent of political, cultural and historical context in education in general and in the childhood teacher’s career and professional development.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27851
    Collections
    • Teses & Dissertações [10555]

    Itens relacionados

    Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

    • Planejamento orçamentário e os recursos para a educação : um estudo sobre as leis de diretrizes orçamentárias (LDOS) dos municípios do primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Quirino, Simony Rafaeli, 1986- (2012)
      Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o tratamento oferecido ao tema da educação nas Leis de Diretrizes Orçamentárias (LDOs) dos municípios que compreendem o primeiro anel metropolitano de Curitiba, nos ...
    • Impasses e passos na inclusão escolar de crianças autistas e psicóticas : o trabalho do professor e o olhar para o sujeito 

      Salgado, Andressa Mattos (2012)
      Resumo: Tendo como objetivo conhecer a percepção dos professores frente à inclusão escolar das crianças autistas, psicóticas ou com Transtornos Globais do Desenvolvimento (T.G.D). Assim, esta pesquisa se propôs a investigar ...
    • O desafio de ampliar o acesso à educação infantil garantindo condições de qualidade : uma análise a partir da capacidade financeira dos municípios no primeiro anel metropolitano de Curitiba 

      Bruno, Dhaiene de Jesus dos Reis, 1984- (2020)
      Resumo: A presente pesquisa teve como objeto de investigação o direito à Educação Infantil e as condições de qualidade em que este direito tem sido ofertado pela administração pública municipal. O objeto da pesquisa se ...

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV