A linguagem oral na educação infantil : uma reflexão sobre seus fundamentos e inserção no planejamento escolar
Resumo
Resumo: Neste trabalho tratamos do papel da linguagem oral no desenvolvimento
cognitivo da criança e sua importância no contexto da Educação Infantil.
Partindo principalmente das ideias de Piaget, Vygotsky, Bruner e das
contribuições de outros autores, refletimos sobre as relações entre a aquisição
e desenvolvimento da linguagem oral e a formação dos símbolos, bem como
suas relações com as outras funções psicológicas. Através de uma intervenção
com professores de Educação Infantil desenvolvida em quatro etapas - análise
de planejamentos, encontros sobre linguagem oral, coleta em sala de aula e
entrevistas, buscamos entender melhor como a linguagem oral se apresenta
em sua prática de ensino. Conclui-se que trabalhos como esse, que envolvem
a formação docente, demandam maior espaço de tempo para que possíveis
evoluções nas concepções docentes possam ser vislumbradas de maneira
mais clara. Ainda assim, entre as nove participantes, encontramos uma
professora com iniciativas voltadas à intencionalidade no ensino da linguagem
oral. Além disso, verificamos que a linguagem oral é essencial no
desenvolvimento infantil, sendo que a qualidade de sua abordagem no ensino
depende, dentre outros fatores, de um trabalho consciente e intencional por
parte do docente, o que, por sua vez, está relacionado ao contexto histórico
das políticas públicas para educação, formação e organização da carreira do
professor da Educação Infantil. Abstract: The role of oral language in child’s cognitive development and its importance in
the context of childhood education are dealt with in this work. Beginning mainly
from the ideas brought by Piaget, Vygotsky and Bruner, as well as some other
authors, we discuss the relations between the acquisition and the development
of the oral language, the symbol formation and their relation with other
psychological functions. Through and intervention with childhood education
teachers, which was developed in four stages: (1) teaching planning analysis;
(2) oral language lectures; (3) classroom observation; (4) interviews; we tried to
understand more about how the oral language appears in its teaching practice.
Among the conclusions, we point out that it’s needed more time in such a
teaching development intervention for us to see a qualitative change in teachers
conceptions. Even so, we could see that one teacher of the nine participants
presented intentional initiatives towards the oral language teaching. We also
can state that oral language is essential in child’s development, and its
approach in teaching depends in a conscious and intentional work by the
teacher, which is dependent of political, cultural and historical context in
education in general and in the childhood teacher’s career and professional
development.
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