Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarques, Regina Alves de Moraispt_BR
dc.contributor.otherBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T14:02:08Z
dc.date.available2020-09-28T14:02:08Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27851
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Verônica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 100-107pt_BR
dc.description.abstractResumo: Neste trabalho tratamos do papel da linguagem oral no desenvolvimento cognitivo da criança e sua importância no contexto da Educação Infantil. Partindo principalmente das ideias de Piaget, Vygotsky, Bruner e das contribuições de outros autores, refletimos sobre as relações entre a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e a formação dos símbolos, bem como suas relações com as outras funções psicológicas. Através de uma intervenção com professores de Educação Infantil desenvolvida em quatro etapas - análise de planejamentos, encontros sobre linguagem oral, coleta em sala de aula e entrevistas, buscamos entender melhor como a linguagem oral se apresenta em sua prática de ensino. Conclui-se que trabalhos como esse, que envolvem a formação docente, demandam maior espaço de tempo para que possíveis evoluções nas concepções docentes possam ser vislumbradas de maneira mais clara. Ainda assim, entre as nove participantes, encontramos uma professora com iniciativas voltadas à intencionalidade no ensino da linguagem oral. Além disso, verificamos que a linguagem oral é essencial no desenvolvimento infantil, sendo que a qualidade de sua abordagem no ensino depende, dentre outros fatores, de um trabalho consciente e intencional por parte do docente, o que, por sua vez, está relacionado ao contexto histórico das políticas públicas para educação, formação e organização da carreira do professor da Educação Infantil.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The role of oral language in child’s cognitive development and its importance in the context of childhood education are dealt with in this work. Beginning mainly from the ideas brought by Piaget, Vygotsky and Bruner, as well as some other authors, we discuss the relations between the acquisition and the development of the oral language, the symbol formation and their relation with other psychological functions. Through and intervention with childhood education teachers, which was developed in four stages: (1) teaching planning analysis; (2) oral language lectures; (3) classroom observation; (4) interviews; we tried to understand more about how the oral language appears in its teaching practice. Among the conclusions, we point out that it’s needed more time in such a teaching development intervention for us to see a qualitative change in teachers conceptions. Even so, we could see that one teacher of the nine participants presented intentional initiatives towards the oral language teaching. We also can state that oral language is essential in child’s development, and its approach in teaching depends in a conscious and intentional work by the teacher, which is dependent of political, cultural and historical context in education in general and in the childhood teacher’s career and professional development.pt_BR
dc.format.extent141 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectCognição em criançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectProfessores de educação pré-escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA linguagem oral na educação infantil : uma reflexão sobre seus fundamentos e inserção no planejamento escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples