Corpo, gênero e sexualidade na educação física escolar : uma cartografia das práticas discursivas em escolas do Paraná
Resumo
Resumo: A presente pesquisa apresenta uma cartografia das narrativas docentes, curriculares
e de formação continuada da Educação Física escolar sobre as temáticas de corpo,
gênero, sexualidade e diversidade sexual. Para a sua realização, tomou-se como
base as narrativas de quatro professoras de Educação Física da rede estadual de
ensino do Paraná, que ministram aulas em Curitiba e região metropolitana. Estas
professoras em sua maioria participaram do curso de formação continuada Gênero e
Diversidade na Escola - GDE. Esta pesquisa cartográfica dividiu-se em quatro
partes. A parte 1 apresenta como foi construído o percurso cartográfico desta
pesquisa, com as contribuições de Suely Rolnik, Antonio Basilio Novaes Thomaz de
Menezes e Durval de Albuquerque Junior. Na parte 2, realizo revisão de literatura
sobre os conceitos relacionados aos temas do corpo, gênero e sexualidade e suas
aproximações com a Educação Física escolar. Partiu-se das teorizações de Michel
Foucault, Carmen Lucia Soares, Jocimar Daólio, Guacira Lopes Louro, Judith Butler,
Donald Sabo, Helena Altmann e Débora Britzmann. São abordados na parte 3 os
processos de visibilidade e invisibilidade da diversidade sexual na educação
brasileira e paranaense, fundamentando-se nas teorizações de Alfredo Veiga-Neto;
Maura Corcini Lopes e Rogério Diniz Junqueira. Exponho análise que realizei das
Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física - DCEB/EF (2008)
sobre os temas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual. Detalhei o
projeto nacional de formação continuada Gênero e Diversidade na escola – GDE e
apresento análise sobre o Livro de Conteúdo do curso GDE (2009). Discorro sobre
como ocorreu o curso GDE no Estado do Paraná, em 2009 e 2010. As análises das
narrativas docentes se encontram na parte 4. Estas narrativas foram organizadas em
cinco grupos temáticos e seus subitens, em consequência da multiplicidade de
temas produzidos nas entrevistas. Atento ao final para as possibilidades de um
trabalho com os temas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual
relacionados e um deslocamento das perspectivas de tolerância e respeito sobre os
sujeitos LGBT, com a problematização destas questões nas instituições escolares e
formações iniciais. Abstract: The current research demonstrates a set of cartographic narratives regarding
teaching, curriculums, and continued education of Physical Education in schools
when it comes to body acknowledgement, gender, sexuality and sexual diversity. For
this work to be done, it was used the narrative of four Physical Education teachers
from state schools in Paraná who normally teach in Curitiba and metropolitan region.
The majority of these teachers participate of continued education course regarding
Gender and Diversity in School, so called GDE. This research is separated into four
parts. The part 1 demonstrates how the cartographic research was built, with the
contribution from Suely Rolnik, Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes e Durval
de Albuquerque Junior. The part 2 presents the literature review about concepts of
themes related to body, gender, sexuality and its connections to Physical Education.
It was used as theoretical basis the ideas of Michel Foucault, Carmen Lucia Soares,
Jocimar Daólio, Guacira Lopes Louro, Judith Butler,Donald Sabo,Helena Altmann e
Deborah Britzman. In the part 3, it is studied the processes of visibility and invisibility
of sexual diversity in Brazilian and Paranaense education, which is done over the
foundations of Alfredo Veiga-Neto; Maura Corcini Lopes e Rogério Diniz Junqueira.
Through this work, it is analyzed the Curricular Guidelines for Basic Education –
Physical Education (2008) about themes related to body, gender, sexuality and
sexual diversity. It is brought into details the national continued education project of
Gender and Diversity in School – GDE and presented and analysis about the Book of
Contents from the GDE course (2009). It is shown how was the course in Paraná in
2009 and 2010. The studies of the narratives of the teaching staff can be found in
part 4. They are organized in five theme groups and their subtopics due to the
complexity of the material produced in the interviews. To sum up, I call attention to
the possibilities of work using the subjects of body, gender, sexuality and sexual
diversity related to a change of perspective of tolerance and respect to the sexual
minorities – LGBT, with the problematic of these questions in educational institutions
and initial formation.
Collections
- Teses & Dissertações [9310]