dc.contributor.author | Patrício, Eduardo Luís Brito | pt_BR |
dc.contributor.other | Quaranta, Daniel Eduardo | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-07-18T12:30:42Z | |
dc.date.available | 2011-07-18T12:30:42Z | |
dc.date.issued | 2011-07-18 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/25892 | |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho propõe uma abordagem peculiar em relação à luteria digital que se utiliza de um paralelo hipotético entre os instrumentos musicais digitais e obras musicais de cunho semiimprovisacional. Parte-se dos conceitos de “obra-aberta” de Umberto Eco e “obra-processo” de César Aira e da visualização dos elementos estruturais e possibilidades prático-musicais que caracterizam os instrumentos digitais. Em seguida, é apresentada a questão da necessidade da realização de escolhas no trabalho de luteria digital e é proposto um roteiro de planejamento para guiar tais escolhas, segundo um pensamento composicional. Por fim, são apresentados e descritos alguns exemplos de instrumentos musicais digitais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais digitais | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Musica | pt_BR |
dc.subject | Composição (Musica) | pt_BR |
dc.subject | Luteria digital | pt_BR |
dc.title | Instrumentos musicais digitais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |