dc.contributor.author | Burmester, Haroldo Roger Benghi | pt_BR |
dc.contributor.other | Scarinci, Silvana Ruffier | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2011-03-10T12:58:13Z | |
dc.date.available | 2011-03-10T12:58:13Z | |
dc.date.issued | 2011-03-10 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1884/25259 | |
dc.description.abstract | Resumo: Esta dissertação propõe a análise de tocatas selecionadas para tiorba do compositor e instrumentista Giovanni Girolamo Kapsberger (c. 1580-1651), sob a óptica do stylus phantasticus. Esse estilo, que é perceptível em outras formas de arte durante o século XVII, teve sua primeira menção, em termos musicais, nos escritos do teórico e clérigo jesuíta Athanasius Kircher (1602-1680). O stylus phantasticus em música é representado por procedimentos composicionais que possibilitam o mover dos afetos da audiência através do jogo de expectativas, demonstração de virtuosismo técnico, da variedade de texturas e do caráter espontâneo característico do ato improvisatório de formas livres em música. Será ver ficada a relação do fantástico em música com conceitos comuns entre poetas, pintores e escritores na Itália do século XVII, como o conceito da meraviglia. O objetivo principal é demonstrar tais características na música de Kapsberger através da reflexão sobre os conceitos de stylus phantasticus fornecidos por Kircher e attheson, em conjunto com procedimentos analíticos tradicionais. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.title | Aspectos do Stylus Phantasticus nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |