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dc.contributor.authorBurmester, Haroldo Roger Benghipt_BR
dc.contributor.otherScarinci, Silvana Ruffierpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.date.accessioned2011-03-10T12:58:13Z
dc.date.available2011-03-10T12:58:13Z
dc.date.issued2011-03-10
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25259
dc.description.abstractResumo: Esta dissertação propõe a análise de tocatas selecionadas para tiorba do compositor e instrumentista Giovanni Girolamo Kapsberger (c. 1580-1651), sob a óptica do stylus phantasticus. Esse estilo, que é perceptível em outras formas de arte durante o século XVII, teve sua primeira menção, em termos musicais, nos escritos do teórico e clérigo jesuíta Athanasius Kircher (1602-1680). O stylus phantasticus em música é representado por procedimentos composicionais que possibilitam o mover dos afetos da audiência através do jogo de expectativas, demonstração de virtuosismo técnico, da variedade de texturas e do caráter espontâneo característico do ato improvisatório de formas livres em música. Será ver ficada a relação do fantástico em música com conceitos comuns entre poetas, pintores e escritores na Itália do século XVII, como o conceito da meraviglia. O objetivo principal é demonstrar tais características na música de Kapsberger através da reflexão sobre os conceitos de stylus phantasticus fornecidos por Kircher e attheson, em conjunto com procedimentos analíticos tradicionais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.titleAspectos do Stylus Phantasticus nas tocatas para tiorba de Giovanni Girolamo Kapsberger (c.1580-1651)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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