Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilveira, Cristianept_BR
dc.contributor.otherHax Junior, Breno, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:51:18Z
dc.date.available2019-12-17T16:51:18Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25256
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Breno Hax Juniorpt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 21/12/2010pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho visa compreender como o filósofo Arthur C. Danto responde à pergunta com a qual inicia sua investigação filosófica acerca da arte, a saber, "o que faz de um objeto comum uma obra de arte?". Para tanto, recorrerei a dois artigos fundamentais: "The Artworld", de 1964, em que Danto introduz o conceito de "mundo da arte" como resposta à pergunta inicial e "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", de 1992, em que o autor oferece uma nova visada de seu conceito original. Com vistas a esclarecer o conceito de "mundo da arte" e avaliar em que medida ele cumpre o objetivo proposto irei realizar três passos: a caracterização adequada dos termos do problema env lvido na investigação de Danto a partir do ambiente da arte nova-iorquino entre as décadas de 1950 e 1960; a apresentação da primeira resposta de Danto como oferecida em "The Artworld", em 1964; e, por fim, a verificação da persistência do conceito de "mundo da arte" no corpo da filosofia da arte de Danto a partir do artigo "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", de 1992.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present work aims at understanding how the philosopher Arthur C. Danto answers the question with which he starts his philosophical investigation on art, namely, "what turns a common object into a work of art?". In order to do so, I will resort to two fundamental articles: the 1964 "The Artworld", where Danto introduces the concept of "artworld" as the answer to the former question, and the 1992 "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", where the author offers a revision of his original concept. In order to clarify the concept of "artworld" and to evaluate to what extent it meets the objective which was set I will accomplish three steps: the proper characterization of the terms implied in Danto’s investigation out of the field of art in New York between the 1950s and 1960s; the presentation of the first answer Danto offered in The Artworld", in 1964; and, finally, the verification of the perdurance of the concept of "artworld" in the corpus of Danto’s philosophy of art from the 1992 article "The Art World Revisited: Comedies of Similarities".pt_BR
dc.format.extent89 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.subjectArte e filosofiapt_BR
dc.subjectArte - Filosofiapt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleThe Artworld : a natureza teórica da arte na reflexão filosófica de Arthur C. Dantopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples