dc.contributor.author | Silveira, Cristiane | pt_BR |
dc.contributor.other | Hax Junior, Breno, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-12-17T16:51:18Z | |
dc.date.available | 2019-12-17T16:51:18Z | |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/25256 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Breno Hax Junior | pt_BR |
dc.description | Dissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduaçao em Filosofia. Defesa: Curitiba, 21/12/2010 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporânea | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho visa compreender como o filósofo Arthur C. Danto responde à pergunta com a qual inicia sua investigação filosófica acerca da arte, a saber, "o que faz de um objeto comum uma obra de arte?". Para tanto, recorrerei a dois artigos fundamentais: "The Artworld", de 1964, em que Danto introduz o conceito de "mundo da arte" como resposta à pergunta inicial e "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", de 1992, em que o autor oferece uma nova visada de seu conceito original. Com vistas a esclarecer o conceito de "mundo da arte" e avaliar em que medida ele cumpre o objetivo proposto irei realizar três passos: a caracterização adequada dos termos do problema env lvido na investigação de Danto a partir do ambiente da arte nova-iorquino entre as décadas de 1950 e 1960; a apresentação da primeira resposta de Danto como oferecida em "The Artworld", em 1964; e, por fim, a verificação da persistência do conceito de "mundo da arte" no corpo da filosofia da arte de Danto a partir do artigo "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", de 1992. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present work aims at understanding how the philosopher Arthur C. Danto answers the question with which he starts his philosophical investigation on art, namely, "what turns a common object into a work of art?". In order to do so, I will resort to two fundamental articles: the 1964 "The Artworld", where Danto introduces the concept of "artworld" as the answer to the former question, and the 1992 "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", where the author offers a revision of his original concept. In order to clarify the concept of "artworld" and to evaluate to what extent it meets the objective which was set I will accomplish three steps: the proper characterization of the terms implied in Danto’s investigation out of the field of art in New York between the 1950s and 1960s; the presentation of the first answer Danto offered in The Artworld", in 1964; and, finally, the verification of the perdurance of the concept of "artworld" in the corpus of Danto’s philosophy of art from the 1992 article "The Art World Revisited: Comedies of Similarities". | pt_BR |
dc.format.extent | 89 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Arte e filosofia | pt_BR |
dc.subject | Arte - Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.title | The Artworld : a natureza teórica da arte na reflexão filosófica de Arthur C. Danto | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |