• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    The Artworld : a natureza teórica da arte na reflexão filosófica de Arthur C. Danto

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    The Artworld_ a natureza teorica da arte na reflexao filosofica de Arthu C Danto.FINALpdf.pdf (2.035Mb)
    Data
    2010
    Autor
    Silveira, Cristiane
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: O presente trabalho visa compreender como o filósofo Arthur C. Danto responde à pergunta com a qual inicia sua investigação filosófica acerca da arte, a saber, "o que faz de um objeto comum uma obra de arte?". Para tanto, recorrerei a dois artigos fundamentais: "The Artworld", de 1964, em que Danto introduz o conceito de "mundo da arte" como resposta à pergunta inicial e "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", de 1992, em que o autor oferece uma nova visada de seu conceito original. Com vistas a esclarecer o conceito de "mundo da arte" e avaliar em que medida ele cumpre o objetivo proposto irei realizar três passos: a caracterização adequada dos termos do problema env lvido na investigação de Danto a partir do ambiente da arte nova-iorquino entre as décadas de 1950 e 1960; a apresentação da primeira resposta de Danto como oferecida em "The Artworld", em 1964; e, por fim, a verificação da persistência do conceito de "mundo da arte" no corpo da filosofia da arte de Danto a partir do artigo "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", de 1992.
     
    Abstract: The present work aims at understanding how the philosopher Arthur C. Danto answers the question with which he starts his philosophical investigation on art, namely, "what turns a common object into a work of art?". In order to do so, I will resort to two fundamental articles: the 1964 "The Artworld", where Danto introduces the concept of "artworld" as the answer to the former question, and the 1992 "The Art World Revisited: Comedies of Similarities", where the author offers a revision of his original concept. In order to clarify the concept of "artworld" and to evaluate to what extent it meets the objective which was set I will accomplish three steps: the proper characterization of the terms implied in Danto’s investigation out of the field of art in New York between the 1950s and 1960s; the presentation of the first answer Danto offered in The Artworld", in 1964; and, finally, the verification of the perdurance of the concept of "artworld" in the corpus of Danto’s philosophy of art from the 1992 article "The Art World Revisited: Comedies of Similarities".
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/25256
    Collections
    • Teses & Dissertações [10558]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV