Show simple item record

dc.contributor.advisorGimenes, Itana Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Lígia Flávia Antunespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Exatas. Programa de Pós-Graduaçao em Informáticapt_BR
dc.contributor.otherTrindade, José Tarcísio Pirespt_BR
dc.contributor.otherDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.date.accessioned2011-02-04T19:43:57Z
dc.date.available2011-02-04T19:43:57Z
dc.date.issued2011-02-04
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/25080
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma abordagem didático-pedagógica para aprendizes de radiologia médica em fase de aquisição de perícia, por meio de uma linguagem de autoria e uma ferramenta que possibilita a geração de material que oriente o comportamento pedagógico de um sistema tutor. Faz-se uma análise de características de sistemas tutores inteligentes e ferramentas de autoria, enfatizando modelos pedagógicos e modelos de aprendizes. A partir da fundamentação de primitivas e mapas de orientação didático-pedagógica, a solução proposta é exposta, abordando os componentes da linguagem de autoria e a ferramenta CHAPLIM, que automatiza a abordagem apresentada. Exemplos de aplicação obtidos com o especialista em radiologia são analisados a fim de verificar a aplicabilidade da proposta. Um pequeno resumo das contribuições efetivas do trabalho são apresentadas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.titleAutoria de diretrizes pedagógicas destinadas ao treinamento das múltiplas capacidades da perícia em conceitos visuais complexospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record