Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGimenes, Itana Maria de Souzapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Lígia Flávia Antunespt_BR
dc.contributor.otherTrindade, José Tarcísio Pirespt_BR
dc.contributor.otherDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.date.accessioned2022-08-11T11:40:07Z
dc.date.available2022-08-11T11:40:07Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/25080
dc.descriptionOrientador : Itana Maria de Souza Gimenes, José Tarcísio Pires Trindade e Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Exataspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta uma abordagem didático-pedagógica para aprendizes de radiologia médica em fase de aquisição de perícia, por meio de uma linguagem de autoria e uma ferramenta que possibilita a geração de material que oriente o comportamento pedagógico de um sistema tutor. Faz-se uma análise de características de sistemas tutores inteligentes e ferramentas de autoria, enfatizando modelos pedagógicos e modelos de aprendizes. A partir da fundamentação de primitivas e mapas de orientação didático-pedagógica, a solução proposta é exposta, abordando os componentes da linguagem de autoria e a ferramenta CHAPLIM, que automatiza a abordagem apresentada. Exemplos de aplicação obtidos com o especialista em radiologia são analisados a fim de verificar a aplicabilidade da proposta. Um pequeno resumo das contribuições efetivas do trabalho são apresentadas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents a didatic pedagogical approach to radiological learners that are acquiring expertise, through an authoring language and a tool that enables the production of support material which guides the pedagogical behavior of a tutoring system. An analysis of characteristics of intelligent tutoring systems and authoring tools is presented. The proposed solution is based on the concepts of primitives and didatic pedagogical guide maps. The solution considers components of an authoring language and a support tool named CHAPLIM. Application examples select with the support of a radiology expert in order to validate the proposal. Conclusions and scientific contributions as well as future works are presented.pt_BR
dc.format.extent61p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectCiencia da Computaçãopt_BR
dc.titleAutoria de diretrizes pedagógicas destinadas ao treinamento das múltiplas capacidades da perícia em conceitos visuais complexospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples