• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Autoria de diretrizes pedagógicas destinadas ao treinamento das múltiplas capacidades da perícia em conceitos visuais complexos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    D - BATISTA, LIGIA FLAVIA ANTUNES.pdf (3.229Mb)
    Data
    2003
    Autor
    Batista, Lígia Flávia Antunes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta uma abordagem didático-pedagógica para aprendizes de radiologia médica em fase de aquisição de perícia, por meio de uma linguagem de autoria e uma ferramenta que possibilita a geração de material que oriente o comportamento pedagógico de um sistema tutor. Faz-se uma análise de características de sistemas tutores inteligentes e ferramentas de autoria, enfatizando modelos pedagógicos e modelos de aprendizes. A partir da fundamentação de primitivas e mapas de orientação didático-pedagógica, a solução proposta é exposta, abordando os componentes da linguagem de autoria e a ferramenta CHAPLIM, que automatiza a abordagem apresentada. Exemplos de aplicação obtidos com o especialista em radiologia são analisados a fim de verificar a aplicabilidade da proposta. Um pequeno resumo das contribuições efetivas do trabalho são apresentadas.
     
    Abstract: This work presents a didatic pedagogical approach to radiological learners that are acquiring expertise, through an authoring language and a tool that enables the production of support material which guides the pedagogical behavior of a tutoring system. An analysis of characteristics of intelligent tutoring systems and authoring tools is presented. The proposed solution is based on the concepts of primitives and didatic pedagogical guide maps. The solution considers components of an authoring language and a support tool named CHAPLIM. Application examples select with the support of a radiology expert in order to validate the proposal. Conclusions and scientific contributions as well as future works are presented.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/25080
    Collections
    • Teses & Dissertações [10553]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV