"Não se perca no controle remoto" : uma experiência de mídia-educação na escola
Resumo
Resumo: A televisão ocupa um lugar de destaque na sociedade contemporânea. A TV está em todos os cantos e é, para a grande maioria da população mundial, a principal formadora de opinião. É por meio dela que bilhões de pessoas buscam informações que influenciam, de alguma forma, na construção de suas realidades e de suas visões de mundo. Assim, numa sociedade onde milhões de crianças, jovens e adolescentes passam mais horas diante da televisão do que na escola, é possível imaginar um processo educacional sem que os meios de comunicação sejam levados em conta? A escola que ignora o poder dos meios de comunicação audiovisual não contribui para a transformação nem para a melhoria de nossa sociedade; pelo contrário, priva seus alunos da compreensão do nosso momento histórico e, dessa forma, ajuda a perpetuar as mazelas e as desigualdades sociais geradas pela dinâmica da Modernidade Tardia. Diante deste fato e da atual hegemonia das indústrias culturais na construção do imaginário social, a pesquisa "não se perca no controle remoto" tem dois objetivos: 1) pesquisar, na escola, o consumo televisivo de cidadãos de 10, 11, 12 anos de idade e 2) estimular uma postura crítica e criativa em relação ao principal agente de formação contemporâneo. Trata-se, na verdade, de um projeto de mídia-educação. A mídia-educação é uma proposta educativa que visa educar para a cidadania, promovendo, por meio de uma fundamentação teórica e metodológica transdisciplinar, a mediação integral de todas as mídias/meios de comunicação. Abstract: Television has a prominence place on our society. There is a TV everywhere, every space, and it is, to a great part of global population, the most important opinion promoter. It's through it that billion persons search for information that influences them, in some way, in their reality structure and mental picture of the world. In this way, in a society where millions of childrens and teenagers spend more time watching TV then on the school, is it possible to imagine a educational process without the importance of the media? A school that ignores the audio visual media power doesn't has a say to the change neither helps with growing of our society; In other way, this school deprives its students of our historic moment comprehension and, thus helps to carry on the socials inequalities created by Tardy Modernity. In the presence of this fact and of the actual cultural factories hegemonic on the imaginary social construction, the research "Don't lose yourself on the remote control" has two objetives: 1) Research, on School, the consumption of the TV of 10, 11, 12 aged citizens and 2) To encourage critical thinking about the mainly opinion promoter of our time. It concerns, in fact, with a media-educational project. The media-education is an educational propose that aims educate for citizenship, providing, by a theorist basis and trans-subject method, a total mediation about all medias.
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- Teses & Dissertações [9330]