Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Susana da Costapt_BR
dc.contributor.authorFelipe, Eloisio Lopespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T17:36:17Z
dc.date.available2022-07-06T17:36:17Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/21533
dc.descriptionOrientadora: Profª. Susana da Costa Ferreirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/08/2009pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: A televisão ocupa um lugar de destaque na sociedade contemporânea. A TV está em todos os cantos e é, para a grande maioria da população mundial, a principal formadora de opinião. É por meio dela que bilhões de pessoas buscam informações que influenciam, de alguma forma, na construção de suas realidades e de suas visões de mundo. Assim, numa sociedade onde milhões de crianças, jovens e adolescentes passam mais horas diante da televisão do que na escola, é possível imaginar um processo educacional sem que os meios de comunicação sejam levados em conta? A escola que ignora o poder dos meios de comunicação audiovisual não contribui para a transformação nem para a melhoria de nossa sociedade; pelo contrário, priva seus alunos da compreensão do nosso momento histórico e, dessa forma, ajuda a perpetuar as mazelas e as desigualdades sociais geradas pela dinâmica da Modernidade Tardia. Diante deste fato e da atual hegemonia das indústrias culturais na construção do imaginário social, a pesquisa "não se perca no controle remoto" tem dois objetivos: 1) pesquisar, na escola, o consumo televisivo de cidadãos de 10, 11, 12 anos de idade e 2) estimular uma postura crítica e criativa em relação ao principal agente de formação contemporâneo. Trata-se, na verdade, de um projeto de mídia-educação. A mídia-educação é uma proposta educativa que visa educar para a cidadania, promovendo, por meio de uma fundamentação teórica e metodológica transdisciplinar, a mediação integral de todas as mídias/meios de comunicação.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Television has a prominence place on our society. There is a TV everywhere, every space, and it is, to a great part of global population, the most important opinion promoter. It's through it that billion persons search for information that influences them, in some way, in their reality structure and mental picture of the world. In this way, in a society where millions of childrens and teenagers spend more time watching TV then on the school, is it possible to imagine a educational process without the importance of the media? A school that ignores the audio visual media power doesn't has a say to the change neither helps with growing of our society; In other way, this school deprives its students of our historic moment comprehension and, thus helps to carry on the socials inequalities created by Tardy Modernity. In the presence of this fact and of the actual cultural factories hegemonic on the imaginary social construction, the research "Don't lose yourself on the remote control" has two objetives: 1) Research, on School, the consumption of the TV of 10, 11, 12 aged citizens and 2) To encourage critical thinking about the mainly opinion promoter of our time. It concerns, in fact, with a media-educational project. The media-education is an educational propose that aims educate for citizenship, providing, by a theorist basis and trans-subject method, a total mediation about all medias.pt_BR
dc.format.extent104 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.title"Não se perca no controle remoto" : uma experiência de mídia-educação na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples