• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A pesquisa escolar em tempos de internet : reflexões sobre esta prática pedagógica

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    A_pesquisa_escolar_em_tempos_de_internet.pdf (968.5Kb)
    Data
    2008
    Autor
    Oliveira, Carla Ariella de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente estudo analisa a compreensão que um grupo de educadores do Ensino Fundamental – Séries Finais tem do que é pesquisa quando a propõe aos educandos; pesquisa essa alicerçada na Internet. Para tanto, foi estudada a concepção de pesquisa como princípio educativo e a proposta de educar pela pesquisa de Demo (2000, 2003 e 2004b), ensino por projeto de Hernández e Ventura (1998) e aprendizagem por projeto de Magdalena e Ventura (2003). Os temas sobre educação, escola e educadores foram embasados em textos de Libâneo (1994), Demo (1996, 2004a e 2006), Freire (1996 e 1997), Assmann (2007), Masetto (2000) e Shön (2000). Foram estudados ainda, os conceitos de técnica e tecnologia de Vargas (1994), Medeiros (1993), Sancho (1998) e Kenski (2007). A relação dos educadores com as novas tecnologias foi estudada com base em Litwin (1997), Moran (2000), Valente (2002) e Brito e Purificação (2006). A pesquisa de campo deu-se com um grupo de sete educadores de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Curitiba, estado do Paraná. A abordagem metodológica usada foi o estudo de caso de Yin (2005) e a entrevista semi-estruturada, o instrumento escolhido para a coleta de dados, cuja finalidade é a verificação do agir docente na proposta de um trabalho de pesquisa junto aos educandos; bem como a atuação docente na ação escolar. Os dados analisados revelam que esse grupo de educadores compreende a pesquisa como uma prática pedagógica de relevante importância no processo educativo e suas ações estão mais voltadas ao seu uso como uma prática pedagógica que substitui ou complementa a aula expositiva, do que como um princípio educativo. O uso da Internet para pesquisa, requer orientação para a escolha de sites, análise e comparação dos conteúdos considerando-se a sua veracidade. Ressalta-se ainda a importância da compreensão do educador nessa pesquisa, consciente de que seu agir bem como do seu educando não pode ser mera cópia de um tema de pesquisa.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/21208
    Collections
    • Teses & Dissertações [10541]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV