dc.contributor.author | Oliveira, Carla Ariella de | pt_BR |
dc.contributor.other | Brito, Gláucia da Silva, 1961- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-12-02T20:01:06Z | |
dc.date.available | 2020-12-02T20:01:06Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/21208 | |
dc.description | Orientadora: Profª. Drª. Gláucia da Silva Brito | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 28/08/2008 | pt_BR |
dc.description | Inclui bibliografia | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente estudo analisa a compreensão que um grupo de educadores do Ensino Fundamental – Séries Finais tem do que é pesquisa quando a propõe aos educandos; pesquisa essa alicerçada na Internet. Para tanto, foi estudada a concepção de pesquisa como princípio educativo e a proposta de educar pela pesquisa de Demo (2000, 2003 e 2004b), ensino por projeto de Hernández e Ventura (1998) e aprendizagem por projeto de Magdalena e Ventura (2003). Os temas sobre educação, escola e educadores foram embasados em textos de Libâneo (1994), Demo (1996, 2004a e 2006), Freire (1996 e 1997), Assmann (2007), Masetto (2000) e Shön (2000). Foram estudados ainda, os conceitos de técnica e tecnologia de Vargas (1994), Medeiros (1993), Sancho (1998) e Kenski (2007). A relação dos educadores com as novas tecnologias foi estudada com base em Litwin (1997), Moran (2000), Valente (2002) e Brito e Purificação (2006). A pesquisa de campo deu-se com um grupo de sete educadores de um colégio da rede particular de ensino da cidade de Curitiba, estado do Paraná. A abordagem metodológica usada foi o estudo de caso de Yin (2005) e a entrevista semi-estruturada, o instrumento escolhido para a coleta de dados, cuja finalidade é a verificação do agir docente na proposta de um trabalho de pesquisa junto aos educandos; bem como a atuação docente na ação escolar. Os dados analisados revelam que esse grupo de educadores compreende a pesquisa como uma prática pedagógica de relevante importância no processo educativo e suas ações estão mais voltadas ao seu uso como uma prática pedagógica que substitui ou complementa a aula expositiva, do que como um princípio educativo. O uso da Internet para pesquisa, requer orientação para a escolha de sites, análise e comparação dos conteúdos considerando-se a sua veracidade. Ressalta-se ainda a importância da compreensão do educador nessa pesquisa, consciente de que seu agir bem como do seu educando não pode ser mera cópia de um tema de pesquisa. | pt_BR |
dc.format.extent | 131 f. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.subject | Dissertações - Educação | pt_BR |
dc.subject | Internet na educação | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A pesquisa escolar em tempos de internet : reflexões sobre esta prática pedagógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |