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    Linguagem e ferramenta de autoria para promover o desenvolvimento de perícias em xadrez

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    Celso_Final_100405_0030.pdf (1.607Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Hartmann, Celso Mauricio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho apresenta conceitos teóricos, linguagem e ferramentas de autoria destinada a apoiar o ensino de Xadrez. Conceitos relacionados à perícia em Xadrez são discutidos e documentados sob a luz da literatura científica e da experiência de Mestres profissionais do referido jogo. Nesta pesquisa junto aos profissionais, um dos objetos principais de interesse no ensino avançado do Xadrez foi baseado na idéia de identificar a harmonia de peças em um tabuleiro. Isto levou à construção de um protótipo de software para a produção de Sistemas Tutores Inteligentes de ensino de Xadrez, chamado brKChess,que implementa uma ferramenta de autoria em dois níveis. A ferramenta utiliza como motor inteligente o algoritmo da Inteligência Artificial subsimbólica denominado rede de Kohonen. O texto ainda apresenta um exemplo de como utilizar o software implementado para auxiliar no desenvolvimento da capacidade de identificação de harmonia. Finalmente, direções futuras de pesquisa são apontadas como formas de auxiliar no desenvolvimento da tática de jogo de um aprendiz. 
     
    Abstract: This work presents theoretical concepts, language and authoring tools aimed at the teaching of Chess. Expertise and related concepts are discussed and documented according to the scientific literature and to the experience of Chess Masters. In the present research effort, carried out with experts, a key topic for supporting teaching tasks is based on the idea of identifying part harmony in the game board. This led to the construction of a prototype software tool to produce Intelligent Tutoring Systems for teaching Chess, named brKChess, which implements a two-level authoring interface. The tool applies the Kohonen net algorithm as a means to achieve machine intelligence. The text still approaches an example of how to use the language and tools to help in developing the capacity of identifying part harmony. Finally, future research directions are presented in the form of improving the game tactics.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/1623
    Collections
    • Teses & Dissertações [10349]

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