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dc.contributor.advisorDirene, Alexandre Ibrahimpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Informáticapt_BR
dc.creatorHartmann, Celso Mauriciopt_BR
dc.date.accessioned2024-10-16T19:22:02Z
dc.date.available2024-10-16T19:22:02Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/1623
dc.descriptionOrientador: Alexandre Ibrahim Direnept_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Informática. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta conceitos teóricos, linguagem e ferramentas de autoria destinada a apoiar o ensino de Xadrez. Conceitos relacionados à perícia em Xadrez são discutidos e documentados sob a luz da literatura científica e da experiência de Mestres profissionais do referido jogo. Nesta pesquisa junto aos profissionais, um dos objetos principais de interesse no ensino avançado do Xadrez foi baseado na idéia de identificar a harmonia de peças em um tabuleiro. Isto levou à construção de um protótipo de software para a produção de Sistemas Tutores Inteligentes de ensino de Xadrez, chamado brKChess,que implementa uma ferramenta de autoria em dois níveis. A ferramenta utiliza como motor inteligente o algoritmo da Inteligência Artificial subsimbólica denominado rede de Kohonen. O texto ainda apresenta um exemplo de como utilizar o software implementado para auxiliar no desenvolvimento da capacidade de identificação de harmonia. Finalmente, direções futuras de pesquisa são apontadas como formas de auxiliar no desenvolvimento da tática de jogo de um aprendiz. pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This work presents theoretical concepts, language and authoring tools aimed at the teaching of Chess. Expertise and related concepts are discussed and documented according to the scientific literature and to the experience of Chess Masters. In the present research effort, carried out with experts, a key topic for supporting teaching tasks is based on the idea of identifying part harmony in the game board. This led to the construction of a prototype software tool to produce Intelligent Tutoring Systems for teaching Chess, named brKChess, which implements a two-level authoring interface. The tool applies the Kohonen net algorithm as a means to achieve machine intelligence. The text still approaches an example of how to use the language and tools to help in developing the capacity of identifying part harmony. Finally, future research directions are presented in the form of improving the game tactics.pt_BR
dc.format.extentXI, 72f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectSistemas tutoriais inteligentespt_BR
dc.subjectXadrez - Coleções de partidaspt_BR
dc.subjectInteligencia artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleLinguagem e ferramenta de autoria para promover o desenvolvimento de perícias em xadrezpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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