• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Modelagem matemática em educação no Brasil : entendendo o universo de teses e dissertações

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    DISSERTAÇÂO EVERALDO SILVEIRA.pdf (1.120Mb)
    Data
    2007
    Autor
    Silveira, Everaldo
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Expomos nesta dissertação os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo mapear os principais focos de pesquisa em Modelagem na Educação Matemática Brasileira e discutir as ações - apresentadas em teses e dissertações concluídas até o ano de 2005 - relativas ao uso da Modelagem Matemática na formação de professores. A fim de cumprir o primeiro objetivo, expomos, através de vários quadros, informações relativas às teses e dissertações produzidas a partir de 1976. Em seguida, fazemos um recorte no rol de 11 teses e 54 dissertações mapeadas, em busca de trabalhos que relatem o uso da Modelagem Matemática para a formação de professores. Passamos então a discutir os relatos dos pesquisadores sobre as ações de formação de professores, fazendo algumas considerações acerca da forma como alguns pesquisadores têm visto a Modelagem na Educação Matemática. Trazemos ainda os resumos de 11 teses e 53 dissertações, para dar ao leitor uma idéia dos trabalhos desenvolvidos.
     
    Abstract: We expose in this Master's thesis the results of a research whose purpose was to map the main research focuses on Modeling in Brazilian Mathematical Education and discuss the strategies - brought to light by Master and Doctorate theses presented until 2005 - concerning the use of Mathematical Modeling for teachers' formation. In order to achieve our first aim, we distribute in various charts information regarding the theses and dissertations written since 1976. Following on from that, we make a selection from the 11 doctorate theses and the 54 master theses mapped, in search of works dealing with the use of Mathematical Modeling for teachers' formation. Then we start discussing researchers' reports regarding their methods in teachers' formation, adding some remarks on how some researchers have seen Modeling in Mathematical Education. We also bring abstracts of 11 doctorate theses and 53 master theses, in order to the reader to get some deeper insight into the works developed.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/11568
    Collections
    • Teses & Dissertações [10549]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV