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dc.contributor.advisorZannin, Paulo Henrique Trombetta, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.creatorSzeremeta, Banipt_BR
dc.date.accessioned2024-02-28T14:54:14Z
dc.date.available2024-02-28T14:54:14Z
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/11331
dc.descriptionOrientador : Paulo Henrique Trombeta Zanninpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. Defesa: Curitiba, 2007pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Atualmente, o ruído urbano é a segunda fonte poluidora em número de pessoas incomodadas, e de acordo com a Organização Mundial da Saúde é o terceiro tipo de poluição mais grave do ambiente. Deste modo, o ruído em excesso é infelizmente um fato comum, sendo que várias atividades desenvolvidas pelos cidadãos, resultam na emissão de sons em elevadas intensidades. O ruído produzido pela intensa circulação de veículos automotores nas vias urbanas é apontado como o principal agente da poluição sonora, degradando a paisagem sonora dos diferentes ambientes. Os parques públicos são áreas de lazer consideradas como uns dos poucos espaços abertos das grandes cidades que ainda apresentam ambientes esteticamente agradáveis. No entanto, pouco se sabe sobre a qualidade e conforto ambiental destes espaços, já que a maioria das cidades consideram apenas a quantidade de áreas verdes por habitante como referência de qualidade do ambiente. Os parques selecionados para este estudo, estão situados em áreas muito próximas de vias de intenso fluxo de veículos, havendo assim a hipótese de prejudicar o conforto acústico dos seus visitantes. Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar o ambiente sonoro de 4 parques públicos da cidade de Curitiba através do modelo de estudo da paisagem sonora. Neste modelo são analisados todos os tipos de sons de determinada área e também outros fatores desse ambiente, além do ruído. Para isso foram realizadas medições acústicas no ambiente dos parques e entrevistas com os seus visitantes na busca de conhecer como percebem a paisagem sonora destes locais. Ainda foram observadas as características espaciais de cada parque e seu entorno imediato. Os resultados confirmam a grande influência do ruído do tráfego intenso de veículos no ambiente sonoro dos parques, onde a maioria dos pontos que apresentaram níveis sonoros que excederam o limite imposto pela lei municipal de Curitiba estão no perímetro dos parques, próximos das vias de grande movimentação. Também foram identificadas outras condições no ambiente, além do ruído, que interferem conjuntamente na paisagem sonora dos parques e na sua percepção pelos freqüentadores. Estes fatores dizem respeito principalmente aos fatores espaciais de cada parque, a forma urbana de seu entorno e sons provindos do seu interior. O conhecimento de todas estas condições pode ser uma importante alternativa para subsidiar efetivamente o projeto urbano, na busca de proporcionar um melhor conforto ambiental.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The urban noise is today the second source of pollution in the number of bothered people, and according to the World Health Organization it is the third most serious pollution type in the environment. In this way, the noise in excess is unfortunately a common fact, so that some activities developed for the citizens result in the emission of sounds in raised intensities. The noise produced by the intense vehicles’ circulation in the urban ways is pointed as the main agent of the sound pollution, degrading the soundscape of different environments. The public parks are considered leisure areas as ones of the few open spaces in great cities that still present pleasant environments. However, little is known about the quality and ambient comfort of these spaces, since the majority of the cities consider only the amount of green areas for inhabitant as reference of environmental quality. The parks selected for this study are situated in areas next to ways of intense flow of traffic, thus having the hypothesis to harm the acoustic comfort of its visitors. Thus, the objective of this research was to investigate the sonorous environment of 4 public parks of Curitiba city (Paraná, Brazil) through the model of the soundscape study. In this model are analyzed all the sound types of determined areas and also other factors of this environment, beyond the noise. For this, measurements have been carried through acoustics in the environment of the parks and interviews with its visitors in the search to know as they perceive the soundscape of these places. The space characteristics have been still observed in each park and its surround. The results confirm the great influence of the intense traffic noise of the sonorous environment of the parks, where the majority of the points that showed sound levels that exceeded the limit established by the municipal law in Curitiba are in the perimeter of the parks, next to the ways of great circulation. Other conditions have also been identified in the environment, besides the noise, that they intervene with the soundscape of the parks and with its perception for the visitors. These factors are mainly linked to the space characteristics of each park, the urban form of its surround and sounds that come from its interior. The knowledge of all these conditions can be an important alternative to subsidize the urban project effectively, in the search to provide a better ambient comfort.pt_BR
dc.format.extent91f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRuído urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPoluição sonorapt_BR
dc.subjectPraças - Ruídopt_BR
dc.subjectParques - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEngenharia mecanicapt_BR
dc.titleAvaliação e percepção da paisagem sonora de parques públicos em Curitiba - Paranápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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