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dc.contributor.advisorMarafon, Daniellept_BR
dc.contributor.authorQueiroz, Caroline Lobo Santos dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-20T21:52:37Z
dc.date.available2022-10-20T21:52:37Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/79698
dc.descriptionOrientadora: Danielle Marafonpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos Educacionais, Diversidade e Inclusãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender a Gestão Democrática da Escola/Educação Infantil Pública e analisar de que forma as educadoras articulam a concepção de gestão ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no interior de um Centro municipal de educação Infantil de Paranaguá. O artigo aborda inicialmente a concepção de gestão, discute a gestão de uma educação pública para a infância e apresenta a análise das entrevistas realizadas com cinco educadoras infantis da Rede municipal de Paranaguá. A pesquisa é de cunho qualitativo, portanto os dados coletados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada. O aporte teórico para embasar a análise dos dados foi constituído por autores como (PARO, 2000, 2012), (SOUZA, 2005), (MARAFON, 2012), (OLIVEIRA, 2011), bem como a Constituição Federal (1988), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional 9394/96, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2013), entre outros. Após entender os princípios de uma Educação para Infância no contexto da Gestão Democrática, as entrevistas foram analisadas e a partir delas foi possível compreender que embora as educadoras conheçam alguns princípios dessa forma de gestão e até os utilizem em suas práticas, a maioria delas não o fazem de forma reflexiva, portanto, não articulam a intencionalidade de uma educação democrática e transformadora ao desenvolvimento de suas práticas pedagógicas.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectGestão participativapt_BR
dc.titleGestão democrática e educação infantil : um olhar para as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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